Memórias do jornalista José Bacchieri Duarte serão publicadas em livro

O jornalista José Bacchieri Duarte (1925-2005) deixou inacabado um livro de memórias, chamado de ‘O Salão’. Agora, as histórias de um dos fundadores do MDB serão retomadas.

O neto e jornalista Daniel Bacchieri pretende reunir depoimentos dos mais diversos colegas da extensa carreira do avô, repórter político dos mais importantes jornais da história do RS (Correio do Povo, Folha da Tarde, Diário Popular de Pelotas, Diário de Notícias e Zero Hora).

Testemunha ocular dos principais acontecimentos dos últimos 60 anos no País e no Estado, José Bacchieri Duarte foi o primeiro Chefe da Sala de Imprensa da Assembléia Legislativa do RS, em 1949. No fim dos anos 1950, foi o criador do Escritórios dos Municípios do RS, quando se tornou procurador de mais de 80 cidades, numa época em que o total não ultrapassava 118 prefeituras. Figuras ilustres como Flávio Tavares, Hamilton Chaves e Plínio Cabral faziam parte da equipe.

A partir dos anos 1960, começou a trabalhar com o então deputado estadual Pedro Simon. Uma parceria que se repetiu nas décadas seguintes, principalmente nos anos 1980, como coordenador de Comunicação do Ministério da Agricultura (1985), e Chefe de Gabinete, Secretário de Comunicação Social e Ouvidor-Geral do Estado, entre 1987 e 1990.

José Bacchieri Duarte foi um dos maiores entusiastas pela restauração e retomada do histórico Solar dos Câmara, o mais completo espaço cultural da Assembléia Legislativa gaúcha. E na transformação do antigo prédio da Assembléia, a Casa Rosada, em Museu do Parlamento.

Autor dos livros ‘100 Anos da Política Brasileira’ e ‘Pedro Simon – Sua Vida, Seu Tempo’, biografia do senador gaúcho, Bacchieri Duarte estava no comando do Memorial do Rio Grande do Sul quando faleceu em 2005.

Para finalizar o livro de memórias de Bacchieri, está sendo organizado um cronograma de entrevistas, e uma busca também por fotos e textos já publicados que envolvam o jornalista, político e historiador. Colegas e amigos de Bacchieri Duarte podem entrar em contato com o neto Daniel, através dos seguintes endereços:
Contato: Daniel Bacchieri
Telefone: (051) 9647-8058
email: [email protected]

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *