Moacir Pereira lança Manual do Jornalismo e da Comunicação

Consciente da responsabilidade que cabe ao profissional de comunicação, o radialista, jornalista, professor e escritor Moacir Pereira fecha o ano de 2005 lançando o seu 21º livro. Nesta entrevista revela: “inclusive eu tenho até reflexões muito pessoais, íntimas, com relação ao exercício do colunismo político”. Será um aviso?

Moacir Pereira

Precoce, dinâmico, articulado e incansável, Moacir Pereira chega aos 42 anos de atividade profissional com saudáveis marcas na sua carreira de repórter: no rádio, no jornal, na TV, na academia como professor e pesquisador e como escritor, protagoniza uma carreira reconhecidamente ímpar. A par dessa atividade, o Moa – como gosta de ser chamado – ainda encontra tempo para presidir a revigorada Associação Catarinense de Imprensa, ou como é mais conhecida Casa do Jornalista.

O Manual do Jornalismo e da Comunicação é literalmente um manual. Apresentação gráfica e editorial limpa, despojada, texto direto e informação; muita, mas muita informação. No sumário de apresentação da contracapa o editor Nelson Rolim de Moura é também bastante direto. “Este Manual do Jornalismo e da Comunicação pretende cumprir vários objetivos: oferecer endereços físicos e eletrônicos de veículos e entidades, facilitar o acesso à legislação básica do jornalismo e da comunicação em Santa Catarina, permitir que os profissionais conheçam  melhor a ordem jurídica do setor, incentivar uma reflexão maior em torno da comunicação regional catarinense e provocar os profissionais para os desafios éticos, técnicos e corporativos colocados diante das novas tecnologias, em especial, a partir da implantação, em 2006, da digitalização nas emissoras de rádio e televisão”.

Ouça a entrevista que está ordenada nos tópicos abaixo.

1. Por que Manual do Jornalismo e da Comunicação?

2. Você trata de questões como qualificação profissional, ética…?

3. Quer dizer que há uma inversão de valores?

4. Como está o jovem de hoje em relação à sua geração, por exemplo?

5. E o Moacir repórter de ontem e de hoje?

6. Radialista sempre?

7. E o escritor, já tem planos para 2006?

Manual do Jornalismo e da Comunicação – Moacir Pereira. Editora Insular, 208 páginas. R$ 25,00. Informações: 3223 3428 ou insular@insular.com.br

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *