Morre Maria Odete, empresária fundadora da TVBV

Aos 71 anos, Maria Odete Brandalise Bonato teve parada cardíaca enquanto dormia no apartamento da família, em Florianópolis.

Maria Odete. Arquivo pessoal/ND

Maria Odete. Arquivo pessoal/ND

Maria Odete nasceu em Videira, no Meio Oeste catarinense, filha do empresário Saul Brandalise, um dos fundadores da empresa Perdigão. Com o apoio do pai e a participação dos irmãos Flávio e Júnior ela fundou, em 1982, a TVBV e a Rádio Barriga Verde FM, empresas que comandou até 1998.

Maria Odete foi casada durante 53 anos com o empresário e ex-secretário da Fazenda de Santa Catarina, Ivan Orestes Bonato, 76. O casal teve dois filhos, Valéria e Rodrigo, e três netos. “Ela tinha 16 anos quando a conheci. Um ano depois estávamos casados e aos 18 anos ela foi mãe da Valéria. Ela sempre foi muito bonita. Era dinâmica e vaidosa. Tivemos uma boa vida juntos”, disse Bonato.

Já o jornalista Vânio Bossle lembra ter sido convidado por Maria Odete para ser coordenador de jornalismo da TV cargo em que permaneceu por sete anos. “Ela dizia que não entendia nada de jornalismo, mas precisava acompanhar do roteiro à entrevista para aprender como tudo funcionava”, disse Bossle.

Ele contou que foi a empresária quem o incentivou a mediar debates políticos na TVBV. “Aprendi a administrar um jornal com ela. Era uma mulher exigente, profissional e muito correta. Nunca interferiu na linha editorial do jornal e sempre me lembrava que eu era um homem público”, afirmou. (Com informações de Alessandra Vieira/ND e da redação).

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *