Mostra de Cinema Infantil começa neste final de semana

A estreia de cinco curtas catarinenses indicados para a infância e adolescência abre a 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, às 16 horas de sexta-feira (5 de junho), no Teatro Pedro Ivo.

Logo após a sessão e debate com os diretores, ocorre o primeiro espetáculo do Palquinho da Mostra, com o lançamento do show Sonora Ilha do Grupo Tac Tic Tum. No repertório, músicas de compositores de Florianópolis.

O lançamento com uma sessão de estreia de cinco curtas na abertura é uma forma da organização da Mostra celebrar o crescimento da produção cinematográfica voltada para o público mais jovem no Brasil, especialmente em Santa Catarina. O festival ocorre ao longo de 10 dias, com sessões gratuitas de cinema, música, lançamento de livros e o Encontro Nacional de Cinema Infantil.

Dois secretários do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, do audiovisual, e Juana Nunes, da Formação e Educação Artística e Cultural, participam do Encontro que ocorre no sábado dia 6, às 14h30 no Centro Administrativo. Em pauta, o projeto do senador Cristovam Buarque, transformado em lei em 2014, que obriga a exibição da cinematografia nacional nas escolas. Com a presença de diretores, produtores, professores e outros interessados, o debate vai tratar das alternativas para fazer chegar aos estudantes a produção nacional.

Com o cinema como a estrela principal, somente neste primeiro final de semana serão exibidos três longas. No sábado, às 14 horas, ocorre a sessão de As aventuras do avião vermelho, de Frederico Pinto e José Maia. Baseado no conto de Érico Veríssimo, narra a história de um menino que vive ao lado do pai o drama de ter perdido a mãe. O filme participou de pitching em 2010 da Mostra com a presença de investidores em cinema. Após a sessão, haverá uma conversa com o codiretor José Maia.

No sábado, às 18 horas, será exibido o novo filme de Helvécio Ratton, lançado este ano. Indicado principalmente para o público adolescente, O segredo dos diamantes fala sobre um jovem que tenta salvar a vida de seu pai. Logo na manhã de domingo, às 10 horas, será exibido Kiriku, os homens e as mulheres, do francês Michel Ocelot, que encerra a trilogia do heroico e minúsculo Kiriku, notável por resolver qualquer tipo de problema.

PALQUINHO

Nos fins de tarde do final de semana, o Palquinho se transforma no principal espaço da Mostra. Para o sábado, dia 6, está previsto o lançamento do show Histórias de Um Ninho de Mafagafos. Em seguida, Sig Schaitel e Fabio Dudas, autografam seu livro, Um príncipe triste. No domingo, o show do Palquinho é Heitor Villa-Lobos e outros barulhinhos com o Grupo Musical Pá de Cá, Pá de Lá.

O final de semana está repleto de sessões de curtas, tantos nacionais como estrangeiros. E no hall do Teatro, além das atividades do Palquinho, há outros ambientes, como a Sala de Leitura da Biblioteca Barca dos Livros, videoteca, livraria e distribuição de pipoca. No jardim do Centro Administrativo, funciona um café durante a Mostra.

Além da exibição de cinema no Teatro Pedro, as sessões para a infância e a juventude estão percorrendo mais 100 cidades catarinenses com o Circuito Estadual de Cinema Infantil. Na Grande Florianópolis, a Mostra promove sessões de cineclube nas escolas públicas e mostras itinerantes pelos bairros.

A identidade visual da 14ª edição do festival foi elaborado pelo premiado animador e diretor de cinema Alê Abreu e a vinheta foi criada numa parceria entre o Núcleo de Animação e Games do Senai e o do projeto de música da Fiesc.

PRÊMIO

O festival ocorre até o dia 14 de junho com a Mostra Competitiva, em que 51 curtas de todo o Brasil concorrem a premiações, numa parceria da TV Brasil com a Mostra de Cinema Infantil. São quatro prêmios aquisição nas categorias Melhor Ficção, Melhor Animação e Melhor Série, escolhidos pelo Júri Oficial; e Prêmio Especial das Crianças, votado pelo público infantil. Cada um dos premiados recebe troféu e o Prêmio Aquisição no valor de R$ 5 mil da TV Brasil.

Durante a semana de 8 a 12, às 9h e às 14h, são realizadas as Sessões Escola no Teatro Pedro Ivo Campos com uma programação dos melhores curtas metragens nacionais produzidos recentemente e selecionados para a Mostra Competitiva. As sessões são abertas a todo o público, mas grandes grupos de estudantes, ongs e associações devem fazer reservas pelo email [email protected]

Entre os destaques do próximo final de semana, estão três longas franceses, lançados no último ano, todos com exibição no sábado, dia 13: As férias do Pequeno Nicolau, de Laurent Tirard; O homem da lua, de Stephan Schesch; e Belle e Sebastian, de Nicolas Vanier.

O encerramento será no domingo, dia 14, às 16 horas, com o espetáculo Tic Tic Tati, com a cantora Fortuna. Inspirado em textos da escritora Tatiana Belinky, o show escolhido recebeu neste ano o Prêmio Governador do Estado para Cultura de São Paulo como o Melhor Espetáculo de Arte para Criança.

A Mostra é uma realização da Lume Produções Culturais e do Núcleo de Ação Integrada com patrocínio do Ministério da Cultura, Tractebel Energia, Eletrosul, Petrobras e Governo do Estado de Santa Catarina.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *