Mostra divulga filmes selecionados

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega aos 15 anos com a inclusão de uma janela competitiva internacional.

Fadas-magrinhas-de-Daniel-Edmundson-e-Andre-Hora-(PE)

A 15ª edição ocorre no Teatro Pedro Ivo de 2 a 10 de julho. Houve 153 curtas-metragens inscritos e foram selecionados 57 filmes brasileiros e seis estrangeiros. São Paulo é o estado que lidera a lista com supremacia, com 22 títulos, em virtude principalmente de políticas de incentivos dos governos estadual e municipal.

Depois de SP, entre os estados com mais filmes selecionados, estão o Rio de Janeiro com sete; Minas Gerais e Santa Catarina com seis; Bahia, com cinco; e Espírito Santo com três. Na categoria internacional, há curtas do Chile, Venezuela, Colômbia, Canadá e Espanha. Para Luiza Lins, diretora da Mostra, as crianças praticamente desconhecem a cinematografia latino-americana e vão ter agora uma oportunidade de acessar esta produção. Entre os filmes brasileiros há 31 animações, 20 ficções e seis documentários. Já entre os estrangeiros são quatro animações, uma ficção e um documentário.

Para as produções nacionais, em parceria com a TV Brasil, o festival concederá quatro prêmios: Melhor Animação e Melhor Ficção, escolhidos pelo Júri Oficial; Prêmio Júri Popular, concedido pelo voto do público; e o Prêmio Especial, apontado por um júri formado por crianças. Todos receberão o prêmio aquisição da TV Brasil no valor de R$ 5 mil. Os seis melhores filmes estrangeiros recebem troféu da Mostra e serão exibidos em sessões especiais, com dublagem ao vivo.

Além das janelas competitivas, o festival de Florianópolis apresenta sessões de filmes de curta e longa-metragem de todo mundo, destacando diretores e também realizando um fórum político. Realizada há 15 anos, a Mostra já fez mais de 500 mil espectadores e foi definitiva para desencadear políticas nacionais para o cinema infantil.

FILMES SELECIONADOS

(57 nacionais e 6 internacionais)

ESTADOS

SP 22

RJ 7

MG 6

SC 6

BA 5

ES 3

PR 2

GO 2

RS 2

MS 1

PE 1

PAÍSES

Chile 2

Venezuela 1

Colômbia 1

Canadá 1

Espanha 1

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *