Mulheres centenárias viram documentário de rádio

O trabalho conta um pouco da história de quatro mulheres com mais de um século de vida e de algumas transformações vivenciadas por elas

ACADEMIDIA | TCC | Rádio | Documentário

“As centenárias: entre histórias e saudades” é  um trabalho de conclusão de curso (TCC) das acadêmicas do curso de Jornalismo da Estácio de Sá Camila Marcelino e Gabriela Farias. O produto é um documentário feito em rádio, com orientação do Professor Doutor Ricardo Medeiros, que conta um pouco da história de quatro mulheres com mais de um século de vida e de algumas transformações vivenciadas por elas. O TCC será apresentado nesta quarta feira (20/06), às 17h, no laboratório de rádio da Faculdade. O trabalho vem trazer à luz de uma forma simples e compreensível, a revolução que essas mulheres viveram ao longo desses cem anos de história. Com realidades e classes sociais diferentes, essas guerreiras lutaram contra perdas e tropeços da vida pra chegarem até aqui.

Olga de Araújo nasceu em Garopaba em 19 de julho de 1911, estando prestes a  completar 101 anos . É mãe de três mulheres, avó de cinco netos e dois bisnetos. Dona Olga, contou com alegria sobre os namorados naquele tempo do início do século 20.

Nascida em Santo Amaro da Imperatriz, Maria Carolina tem 102 anos. Essa personagem tem uma história de muito trabalho e dedicação. Hoje em dia, infelizmente, Dona Maria Carolina mora numa casa para idosos em São José.

Toda faceira e vaidosa é dona Rosa Evangelista que nasceu em Florianópolis e festejou seu centenário no dia 3 de novembro de 2011. Amante da política e muito comunicativa, ela descreve como foi a inauguração da ponte Hercílio Luz, em 1926.

A estrela com mais idade  chama-se Domingas Martins. Em 20 de janeiro desse ano, comemorou 107 anos de muita alegria e fé. Com dificuldades, mas muita vontade, ela detalha alguns belos momentos da sua vida.

Envelhecer não está no enrugar das mãos nem no alvejar dos cabelos. Envelhecer é aceitar que o tempo passou e não volta mais, destacam as acadêmicas Camila e Gabriela.  O objetivo do trabalho é mostrar o valor das histórias contadas por essas senhoras, trazendo cultura aos ouvintes e mostrando a importância do idoso na sociedade.

Cronologia das centenárias

Domingas Martins-107 anos-nascida em 20 de janeiro de 1905 | Maria Carolina-102 anos  – nasceu em 19 de novembro de 1909.

Olga de Araújo-100 anos-nascida em 19 de julho de 1911. | Rosa Evangelista-100 anos-nascida em 3 de novembro de 1911

Serviço: Defesa do TCC “As centenárias” | Nesta quarta-feira (20) | Ás 17 horas | Faculdade Estácio de Sá, laboratório de rádio | Rua Leoberto leal, 431, Barreiros, São José. Contato para imprensa: Camila Marcelino – 9906-2140

Ricardo Medeiros | Jornalista Graduado SC 00293 | (48) 8411-0911 | Blog: http://ricardomedeirosprofessor.blogspot.com/ | Twitter: http://twitter.com/ricardoleantro | Facebook: http://www.facebook.com/ricardo.leandrodemedeiros

Categorias: , Tags: , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *