Museu da Udesc promove exposição com imagens de videocassetes

O Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), abrirá a exposição “a caminho; estava aqui ontem“, da artista Bárbara Baron, nesta sexta-feira (01/02), 19h.

O público poderá visitar a obra até 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira (das 13h às 19h) e nos sábados (das 10h às 16h), na Rua Saldanha Marinho, nº 196, no Centro Histórico de Florianópolis.

A mostra é resultado do trabalho de conclusão de Barbara no curso de Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart), da Udesc. A exposição terá uma publicação e uma videoinstalação, que é composta apenas por imagens de videocassetes, do Video Home System (VHS), e representa a memória e o tempo vivido pela própria artista.

De acordo com Bárbara, “a experiência central da obra é desenvolvida a partir do princípio fugidio das constantes experiências de uma vida, que estão atreladas à concepção de quem somos como indivíduos”.

Sobre a artista

Bárbara Baron nasceu e trabalha como artista em Florianópolis, onde opera por meio de instalações, videoarte e performance. Sua poética transita entre o uso de mídias obsoletas, a exploração e apropriação de memórias próprias e adquiridas e também a manipulação do tempo-passado.

Por meio da linguagem da televisão e de elementos da cultura de massa, a artista utiliza dois caminhos de um mesmo discurso possível: o discurso persuasivo, característico das mídias de massa, e o discurso familiar característico das imagens caseiras de VHS.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8110 e pelo e-mail [email protected].

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Serviço

O QUÊ: Exposição “a caminho; estava aqui ontem”, da artista Bárbara Baron.
QUANDO: Abertura na sexta-feira, 1º, às 19h. Visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e nos sábados, das 10h às 16h.
ONDE: Museu da Udesc, Espaço Mutações, Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro Histórico de Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

(Udesc, 29/01/2019)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *