Exposição Bonson

Museu Histórico de Santa Catarina recebe exposição com obras do artista Sérgio Bonson

No mês em que se completam 12 anos de seu falecimento, o artista florianopolitano Sérgio Bonson (1949-2005) ganha uma exposição com suas obras no Museu Histórico de Santa Catarina, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) no Palácio Cruz e Sousa, centro de Florianópolis.

Exposição Bonson

A mostra “Bonson revisitado: percursos”, contemplada no Edital de Exposições de Curta Duração do Museu, tem curadoria de Michele Bete Petry e estará aberta à visitação de 15 de dezembro a 4 de fevereiro de 2018, com entrada gratuita.

A exposição é uma das ações que vêm sendo desenvolvidas para a identificação, reconhecimento e salvaguarda do acervo pessoal de Bonson. A mostra revisita parte dos percursos, tanto no que diz respeito à sua trajetória artística, quanto em relação ao seu trânsito na cidade de Florianópolis para a elaboração de suas obras (desenhos, aquarelas, sanguíneas).

Bonson ficou muito conhecido pelas charges e histórias em quadrinhos que veiculava em jornais. No entanto, há parte de sua produção artística que permanece sob os silêncios do arquivo. Os esboços, as aquarelas inacabadas, os materiais que utilizava, são indícios do trabalho intenso que ele desenvolveu. Como bom chargista que era, ao desenhar todos os dias, também deixava registrado diariamente um pouco de si.

As obras foram selecionadas com base em um estudo prévio, que permitiu mapear os pontos de vista da cidade que inspiraram Bonson. A proposta da curadoria é que o espaço expositivo – a Sala Martinho de Haro do MHSC – seja percebido como uma extensão da rua. Por esse motivo, as obras estarão posicionadas mais ou menos conforme a sua direção na cidade, além de estarem sinalizadas em um mapa que sugere um percurso possível do artista e do visitante. Olhar para as imagens das “Cenas Urbanas” que Bonson produziu significa olhar para o ambiente que nos cerca de outra maneira.

Além da abertura da exposição, no 14 de dezembro, às 18h, haverá a mesa de conversa “Arte e cidade, história e patrimônio cultural: reflexões a partir da obra de Sérgio Bonson”, com a exibição do documentário A cor da nossa tela: Sérgio Bonson (4’27”), de Zeca Pires (TV/UFSC). Entre os dias 19 de dezembro e 18 de janeiro, às 15h, haverá, também, percurso com Desenho Livre, na Rua Trajano, Praça XV e Rua dos Ilhéus, com Mário César Coelho.

Serviço:

O quê: Exposição Bonson revisitado: percursos
Abertura: 14/12/2017, às 19h30
Visitação: de 15/12/2017 a 04/02/2018 – de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Onde: Sala Martinho de Haro – Museu Histórico de Santa Catarina
Praça XV de novembro – Centro – Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Informações: (48) 3665-6363

(Fundação Catarinense de Cultura 14/12/2017)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *