NAB Show 2014 alcança a marca de 98 mil visitantes

A Associação Nacional de Broadcast (NAB) divulgou os números preliminares da edição 2014 da maior feira de produção e transmissão de rádio e TV do mundo, realizada em Las Vegas, de 5 a 10 de abril. Este ano, a NAB Show registrou aumento de 4% sobre o número de visitantes de 2013. Foram 98.015 no total. O espaço de exposições teve crescimento de 7%, com 1.746 empresas expositoras, em 90 mil m2 de área.

nab-show

“A NAB Show continua a ocupar a posição de líder no mercado global de tecnologia para todas as mídias”, disse o vice presidente de Comunicação, Dennis Wharton, em entrevista coletiva. “Nós ficamos honrados, pois muitos profissionais de comunicação elegeram a NAB como uma feira para ser visitada todos os anos, compartilhando conhecimento para produção e transmissão. Agradecimentos especiais para todos os expositores e visitantes pelo excelente retorno, e pela oportunidade de manter a NAB como principal evento do ano no mundo”, concluiu.

O presidente da Associação Americana de Broadcast, Gordon Smith, indicou a principal tendência do evento, dando grande destaque para a convergência entre a Internet e as transmissões de rádio e TV. “Estamos começando a ver a incrível força da convergência da Internet com transmissões de rádio e TV. Isso está mudando e melhorando as formas como nos comunicamos, criando novas plataformas para a entrega de conteúdo para o consumidor”, defendeu.

A NAB Show aconteceu no Las Vegas Convention Center e contou com exposição, fóruns de discussão e apresentações de projetos relacionados à comunicação voltada à TV e Rádio em todo o mundo. Em 2013, o número final de visitantes registrados foi 93.850.

Em busca de novas oportunidades de negócios, 18 empresas brasileiras participaram do evento. A iniciativa foi organizada pelo Projeto Setorial Eletroeletrônicos Brasil, em parceria com a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Sindvel (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica).

  • Total de visitantes: 98.015
  • Visitantes Internacionais: 25.989
  • Países representados: 159
  • Jornalistas: 1.674

Parceria da NAB com a SET Brasil

No último dia da NAB Show em Las Vegas, os olhos já começam a se voltar para outros países. E o Brasil é um deles, graças à parceria da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão. Juntamente com Espanha e Emirados Árabes, o Brasil faz parte dos países que receberão eventos do mesmo porte da NAB.

O projeto NAB Collaborative tem como objetivo incrementar a indústria global de tecnologia, contribuindo para a realização de eventos regionais, criando redes de conhecimento e inovação em outros países. Juntos, esses parceiros conseguem reunir as melhores ideias, os melhores líderes e as mais avançadas tecnologias para estudos e implementações nas transmissões e produções de rádio e TV pelo mundo.

O projeto conta com três eventos além da NAB Show: o Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha (que aconteceu de 24 a 27 de fevereiro); a CABSAT, em Dubai (11 e 12 de março); e a SET Expo, em São Paulo, próximo grande evento com projeção mundial, que acontece de 24 a 27 de agosto.

A SET já tem grande presença na NAB Show. Todos os anos coordena as atividades voltadas à delegação brasileira e possui espaço próprio para apresentações, discussões e reuniões de negócios. O Brasil já tem tradição na feira em Las Vegas e é uma das maiores delegações internacionais.

Novidade na captação e edição de video

A Imagine Communications, empresa lider mundial de software e soluções de rede para mídia e mercado de entretenimento, apresentou na NAB Show 2014 uma nova solução na nuvem que reescreve a tecnologia para originar, editar e transmitir vídeos de alta qualidade. O sistema permite que toda a edição seja realizada online. Pela primeira vez é apresentado um sistema tão completo e revolucionário. Mas é apenas o primeiro passo de uma transformação que acaba com os limites geográficos, já mapeada por especialistas da área: o fim das operações engessadas de edição, em grandes estudios e switchers.

Os drones

A empresa chinesa DJI Innovations, maior produtora de drones para a produção de vídeo em alta resolução, foi uma das mais visitadas da NAB Show. O destaque da feira é o modelo Phantom 2 Vision+ com câmera acoplada. O equipamento grava com qualidade 1080p 30 ou 720p 60 (para slow motion) e ainda tira fotos com 14 megapixels de qualidade. Possui piloto automático com controle via GPS e bloqueio de altitude e estabilidade. Todos os comandos da câmera acoplada podem ser regulados via controle remoto.

Skype para emissoras de TV

A gigante norte-americana Microsoft apresentou na NAB Show 2014 a versão profissional do principal comunicador instantâneo para computadores, tablets e celulares. O Skype TX é direcionado à emissoras de televisão que desejam comunicação em tempo real com qualquer lugar do mundo via Internet. Transmite imagens profissionais em full HD 1080i, com som em canais múltiplos por meio de uma interface simples e sem as propagandas comuns na versão original. Segundo a Microsoft, a ideia é dar oportunidade para grandes e pequenas emissoras criarem estúdios virtuais e distribuir aos telespectadores o que acontece no mundo, em tempo real, com baixo custo.

Gadgets em câmeras profissionais

Desde a entrada dos Iphones no mercado, o uso de smartphones tem sido introduzido no mercado de comunicação. Em 2010 e 2011, os tablets invadiram as estações de controle e estúdios de rádio. Nos anos seguintes, Iphones e Ipads tornaram-se comuns na produção de qualquer tipo de conteúdo. Por isso, a iOgrapher, empresa americana de pequeno porte, investe na criação de acessórios para captação de alta qualidade em celulares e tablets comuns.

O design do iOgrapher é simples. Produzido em plástico, funciona como uma capa para o dispositivo, com duas alças laterais que colaboram muito na estabilidade da captação. Conta ainda com suporte para lentes externas de 37mm, grande angulares, olho de peixe, macro ou close-ups além de engate para luz externa e microfone. Na parte de baixo, encaixes para tripé ou monopé. O iOgrapher tem versões para Ipad 1, 2, 3 e 4, Ipad Mini, Ipad Air e para Iphone 5s. O acessório-base custa a partir de US$ 45.

Tecnologia 4K e 8K

Enquanto as TVs com resolução 4K (Ultra HD) chegam timidamente às lojas sem qualquer tipo de programação específica, algumas empresas tornam viáveis a tecnologia 8K. É o caso da NHK, canal público de TV do Japão, que apresentou na NAB Show 2014 seu projeto de transmissão ao vivo de 7680×4320 pixels pelo ar.

O Japão espera colocar o sinal 8K no ar em 2020, quando acontecem as Olimpíadas de Tóquio, mas é pouco provável que a população e as próprias emissoras estejam preparadas, já que o custo da tecnologia é alto. No Brasil, temos cenas do Carnaval do Rio e de novelas da Globo em 8K. Só não se sabe quando será possível transmiti-las para a população.

NBC inova com aplicativo

A rede de TV americana NBC apresentou o protótipo do aplicativo apelidado de “TV ANYWHERE” para smartphones e tablets. Um sistema próprio e padronizado que alia TV Digital, notícias em tempo real e vídeo on demand. Ainda sem um nome definido, o aplicativo será a porta de entrada das emissoras menores no mercado mobile e levará um padrão para todos os estados americanos.

A cobertura da NAB Show 2014, direto de Las Vegas, tem apoio da Adjori/SC, Bragnagnolo e Grupo Zanardo.

Fonte: Intermídia.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *