Nas ondas do rádio

“Boa tarde. Você está ouvindo a Rádio Criança da Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brizola, em Chapecó. Um abraço para a mãe, para a professora e para os amigos do Bairro São Pedro”.
Por Darci Debona

Essa locução é um dos trabalhos de Lucas de Moraes, de 10 anos, um dos alunos da rádio-escola, oferecida desde fevereiro no local onde funcionava o antigo Centro de Atendimento à Criança (Caic). Cerca de cem dos 373 alunos do ensino fundamental optaram pela rádio entre outras oficinas, como dança, coral e violão.
Lucas quer treinar a voz na rádio, para depois se tornar cantor. Ele até praticou entrevistas interpretando o músico Daniel.
Sua colega Bruna Zimermann, 11 anos, bancou a Ivete Sangalo. No início, tinha um pouco de receio. Agora, já pega os CDs da prima e ensaia músicas para cantar na rádio. Ela também interpreta músicas de Wanessa Camargo, Kelly Key e Ricky & Renner. Mas o sucesso é Acorda Pra Vida, de Guilherme e Santiago. Tem até coreografia em parceria com os colegas Lucas, Luiz Felipe dos Santos e Alexsia Ramos.
Luiz Felipe tem jeito tímido, mas já faz até anúncio da festa junina na escola. Alexsia nunca tinha entrado num estúdio de verdade, mas nutria a vontade de ser radialista.
As aulas com o professor Paulo Heck são uma brincadeira que pode virar profissão. Por isso ela presta atenção nas dicas do jornalista e radialista, que há 23 anos trabalha em estúdio.
Mesmo com tanta experiência, Heck também aprendeu coisas novas com seus alunos. Ele admirou-se com a capacidade de contar histórias e a evolução de seus locutores mirins.
– São crianças humildes que agora podem falar e ouvir a própria voz.
A vice-diretora Valli Oliveira observou que crianças que quase não falavam agora conseguem comunicar-se melhor. Os alunos têm duas aulas por semana, onde declamam poesias, cantam e fazem entrevistas.
Por enquanto, os programas são gravados e apresentados em eventos da escola. Mas foram compradas caixas de som e, no segundo semestre, a turma poderá apresentar ao vivo.
Matéria reproduzida do Diário Catarinense
Darci Debona é repórter do DC em Chapecó, SC
(
darci.debona@diario.com.br)
A Rádio Criança

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *