Net acaba com reinado da TV

Se a televisão matou as estrelas da rádio, a vingança está agora nas mãos da internet que será o meio mais usado pelos europeus já em Junho de 2010. De acordo com um estudo da Microsoft, os utilizadores vão passar 2,5 dias por mês na internet, contra apenas dois a ver televisão. Por Mário Fernandes
Apesar do triunfo da internet, isto não significa que o computador se mantenha como o principal ponto de acesso à World Wide Web. O relatório ‘A Europa inicia sessão: As tendências actuais e futuras da Internet’ revela que nos próximos cinco anos a utilização do computador para aceder à internet ficará reduzida a 50 por cento, contra os actuais 90 por cento. Isto ficará a dever-se à crescente utilização de aparelhos como consolas de jogos, telemóveis ou PDA.

Em Portugal há cerca de quatro milhões de pessoas com ligação à internet, que dedicam 34 por cento do seu tempo a navegar por sites e em conversação on-line. Muito mais do que é destinado a ler material impresso, a ver filmes ou a jogar videojogos. Os dados apresentados por este estudo indicam que, em 2008, os cibernautas estiveram mais de nove horas por semana na net.

O conceito de televisão está, por tudo isso, a mudar. Um em cada sete jovens, entre os 18 e os 24 anos, afirma nunca ver qualquer programa de televisão em directo, recorrendo ao sistema de TV on demand – possibilidade de gravar os programas numa box para poder assisti-los quando o utilizador desejar.

Inúmeros analistas do mercado consideram que se está perante o princípio do fim das noções de horário nobre e da televisão unidireccional.

Coirreio da Manhã, Lisboa PT

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *