Nívea Marques Nunes, estrela cintilante do rádio

Nívea Marques Nunes pertenceu a uma constelação particular do rádio em Santa Catarina. Irmã mais nova dos também radialistas Osni, Ciro, Cora e Eli (Lilica) e a mais velha do que Iran Manfredo Nunes.

Nívea e maestro Zezinho. Criciúma, 1963

Nívea e maestro Zezinho. Criciúma, 1963

Nívea nasceu numa radiante primavera, dia quatro de outubro, em São Bento do Sul/SC. Estreou no rádio em Florianópolis onde brilhou entre as estrelas pioneiras das emissoras da Capital. Iniciou declamando poesias como colaboradora do programa Hora Literária produzido e apresentado pelo poeta e literato Lourival de Almeida ao microfone da Sociedade Rádio Guarujá de Florianópolis, no final da década de 1950.

Não demorou muito para que a loura Nívea estivesse integrando o cast de radioteatro da “Mais Popular”, slogan usado então pela primeira e única emissora de rádio da Capital.

Na Guarujá, Nívea ainda atuou como locutora comercial até 1955 quando transferiu-se para a recém inaugurada Rádio Diário da Manhã onde trabalharam também os irmãos Ciro e Iran Nunes.

Na Diário da Manhã foi locutora comercial, apresentadora de programas de auditório, radioatriz e comediante.

Em 1958, quando da inauguração da Rádio Jornal A Verdade transferiu-se para a emissora criada pelo jornalista Manoel de Menezes que sonhava liderar a audiência de rádio na região da Capital como emissora de oposição aos dois mais fortes partidos políticos de Santa Catarina: o PSD de Aderbal Ramos da Silva e a UDN de Irineu Bornhausen.

Posteriormente Nívea trabalhou na Rádio Eldorado de Criciúma, vindo a casar com o músico José Ribeiro, o maestro Zezinho criador da banda Stagium 10, com quem teve os filhos Júlio César, Jonas Alexandre e Eduardo José Nunes Ribeiro. Todos músicos. Dois profissionais de reconhecida competência e um que seguiu a advocacia, tendo a música com lazer.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *