Novos mínis

Milton – Bom dia, Ethevaldo. Como vai? Ethevaldo – Bom dia, Milton; bom dia, ouvintes. Tudo ótimo. Milton – Ethevaldo, você acaba de voltar de Berlim, depois de fazer a cobertura da IFA, o maior evento de eletrônica de entretenimento do mundo. Quais foram as coisas que mais o impressionaram na edição deste ano daquela exposição? Ethevaldo – Foram muitas, Milton. Vou dedicar esta semana para destacar os produtos que deverão chegar ao mercado nos próximos meses. A primeira delas é o que eu chamo de revolução dos minis. Milton – Você pode explicar melhor essa revolução? Ethevaldo – Posso, Milton. Eu diria até que a eletrônica de entretenimento está vivendo a era dos minis. Muito além da incrível variedade de tablets, smartphones, laptops, ultrabooks e câmeras digitais compactas, surgem agora até computadores do tamanho de um pendrive.

Milton – Para que serve um computador tão pequeno?

Ethevaldo – A Telefunken alemã lançou o que a empresa diz ser um dos menores computadores do mundo. Para ser conectado a um televisor doméstico e transformar sua TV em um terminal inteligente. Eu diria até: uma TV realmente inteligente, que lhe permite faze tudo que você faz no seu PC e ainda ver as imagens, fotos, textos e vídeos naquela tela plana maravilhosa de 42 polegadas ou mais.

Milton – Além desse pendrive-computador, que outros equipamentos miniaturizados estarão chegando ao mercado?

Ethevaldo – Estão sendo lançados agora os minitablets, de 5,5 polegadas de diagonal, pouco maiores do que um smartphone, mas com recursos incríveis. É o caso do o Galaxy Note II, da Samsung, que tem tela de LED orgânico, permite ao usuário desenhar com uma caneta-estilete, falar e acessar a internet em celular 4G e ainda ver filmes com excelente imagem.

Milton – E na área de áudio?

Ethevaldo – Nessa área está surgindo uma coisa sensacional. São os minialto-falantes sem fio, com o tamanho de uma caixa de sapato, que você espalha pela casa e faz a sonorização musical de sua preferência, com uma rede doméstica Wi-Fi. A Philips, a LG e a Samsung já têm essas minicaixas acústicas. O melhor de tudo é a qualidade do som dessas minicaixas, Milton. E ainda há coisas ainda mais surpreendentes na área de áudio…

Milton – O que, por exemplo?

Ethevaldo – É o chamado microáudio. A indústria está lançando nova safra de minúsculos acessórios de áudio, sem fio, minifones de ouvido de alto padrão, uma nova geração de fones eliminadores de ruídos (ou noise cancellors) do tamanho de um ponto eletrônico de rádio ou TV, mas que nos permitem ouvir música com a maior fidelidade em qualquer ponto de uma residência com uma sonoridade impressionante.

Milton – Até amanhã.

Rádio Cbn Brasil | Mundo Digital, com Ethevaldo Siqueira

 

 

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *