O Autor na Praça: Milton Jung, o Filho

Radialista filho de radialista, o jornalista Milton Jung – pelo terceiro ano consecutivo –, é finalista do Prêmio Comunique-se na categoria “Melhor Âncora de Rádio”.  É apresentador do “CBN São Paulo” onde se inspirou para escrever dois livros.

Dois livros em dois anos. O primeiro – Jornalismo de Rádio – é considerado um livro escrito para jornalistas e estudantes de Comunicação. Nele Milton Jung, além de fornecer orientações práticas para quem pretende ingressar na área, expõe o dia-a-dia em uma grande emissora, e as “lendas” e histórias verídicas que circulam nos bastidores desse ágil, poderoso e essencial veículo de comunicação. O segundo – Conte sua história de São Paulo – “É a soma de muitas emoções que o jornalista Milton Jung conseguiu reunir num mosaico divertido e dramático como a própria vida”, diz Mariza Tavares, diretora executiva da CBN.

E ela cita “Histórias como a da cigana Maria Boca-Mole, do mendigo Biriba, da jovem que encontrou no ônibus a enfermeira que a ajudou nascer, e também de paulistanos de outros estados e países que encontram na cidade seu lar vão envolver o leitor numa jornada afetiva ao coração da metrópole paulistana”.
Milton passou o fim de semana em Porto Alegre onde esteve a convite de Edson Lima e Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto que realizam pelo oitavo ano consecutivo a promoção

Autor na Praça

O livro Conte sua história de São Paulo reúne 110 textos separados em doze capítulos, que apresentam a criatividade do cidadão e ilustram as várias faces da cidade com suas belezas, seus problemas e sua diversidade. O livro é derivado do quadro de mesmo nome veiculado no programa CBN São Paulo, rádio CBN, e é organizado pelo apresentador e jornalista Milton Jung. Conte sua história de São Paulo percorre um caminho próprio. Passa por estações de trem e do metrô, pelas inúmeras paradas de ônibus, avenidas, ruas e vielas do coração dessa metrópole. Mergulha em épocas românticas da cidade, resgata lembranças saudosas e emocionadas das pessoas que fizeram e fazem parte da história de São Paulo.

Milton Jung é filho do célebre radialista gaúcho Milton Ferretti Jung, apresentador do programa Correspondente Guaíba, da Rádio Guaíba. Milton Jung começou a carreira no Rio Grande do Sul, onde trabalhou nas Rádios Guaíba e Gaúcha e no Jornal Correio do Povo. Radicou-se em São Paulo desde o final da década de 80. Foi repórter na TV Globo e no SBT, na TV Cultura, apresentou o Jornal da Cultura entre 1994 e 1999, quando se mudou para a recém-inaugurada Rede TV, na qual apresentou o Leitura Dinâmica e chegou a narrar alguns jogos de futebol, até sair da emissora, em 2001. Apresentou o primeiro jornal eletrônico de internet do país: o Jornal do Terra, no Portal Terra. O rádio é o veículo em que Milton se realiza. Apresenta atualmente o CBN São Paulo, na rádio CBN, desde 2000. Por três anos seguidos foi finalista do Prêmio Comunique-se na categoria “Melhor Âncora de Rádio”. O trabalho no rádio rendeu até agora dois livros: Conte sua história de São Paulo (Editora Globo, 2006), baseado num quadro do CBN São Paulo, e um manual dedicado a estudantes de jornalismo: Jornalismo de Rádio (Editora Contexto, 2005), adotado por vários cursos universitários. Milton Jung realiza palestras na área de comunicação e desenvolve treinamento de mídia para algumas das mais importantes empresas brasileiras.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *