O equilíbrio

Normalmente pensamos na palavra equilíbrio ao imaginarmos um equilibrista caminhando por uma longa corda a muitos metros de altura.

Ficamos admirados com seu equilíbrio. Novamente vou a um bate-papo com meu amigo Dicionário e ele me diz que equilíbrio é: 1. Estado dos corpos em que a resultante das forças atuantes se anula. 2. Igualdade de forças. 3. Ponderação; prudência. 4. Autocontrole, autodomínio.

Pronto, com essas definições começam os nossos problemas ou as soluções. Iniciando com a parte 3 que é o equilíbrio que nos chama atenção, o emocional; lemos: Ponderação, prudência, autocontrole, autodomínio. Quem de nós costuma ter e praticar essas atitudes? Pensar antes de falar e agir.

Atenção ao dirigir e principalmente em dias de chuva. Prudência também se aplica a sabermos a hora de falar e a hora de manter a boca bem fechada, seja no trabalho, escola e em casa.

Pessoas têm morrido e matado por falta de prudência, seguido da falta de autocontrole e autodomínio. Muitos não têm equilíbrio. Em alguns se nota isso facilmente pela sua maneira de agir e falar. Já outros nos surpreendem, até falamos: O quê? O fulano fez isso, mas logo ele, parecia tão calmo. Só parecia.

Nós mesmos, ou em nossa família ou no trabalho conhecemos pessoas que não têm equilíbrio. Alguns que aceitam esse fato procuram ajuda. Melhor procurar ajuda profissional e com boa indicação. Consultórios psiquiátricos e psicológicos estão com agendas lotadas.

Basta prestarmos atenção ao comportamento das pessoas a nossa volta, ou a nós mesmos para entendermos o motivo. Viver em estresse, ansiedade, agitação excessiva em nossa curta vida não vale a pena. Viver perturbado e perturbar os outros é cruel.

Mas muitas vezes quem está sem equilíbrio não percebe isso; está doente, precisa de ajuda, de um amigo de verdade que lhe aponte um caminho.
Ou temos equilíbrio ou que tenhamos pelo menos amigos equilibrados. Mais do que equilibristas.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *