O grande escritor

Gustavo Neves Filho nasceu em Florianópolis no dia 14 de julho de 1927, tendo no currículo mais de 53 novelas, além de uma série de peças completas.
Por Ricardo Medeiros

Com o seu pai, Gustavo Neves, no início da década de 1940, ele começou a trabalhar no setor de rádio do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP).
Neste setor, o futuro autor de ficção radiofônica, lia notícias sobre atos oficiais do governo do Presidente da República Getúlio Vargas. No ano de 1949, Gustavo Neves Filho passou a fazer parte da equipe da equipe da Radio Guarujá de Florianópolis (ZYJ-7), onde começou a desenvolver o seu lado de novelista.
Após ter escrito 15 novelas na Guarujá, ele segue para a Diário da Manhã em 1959, acompanhando uma grande parte dos seus colegas que já estavam trabalhando enste novo prefixo. Na RDM Gustavo Neves Filho asssinou 38 radionovelas, entre as quais A Flor e o Vento, Era uma Vez, Volta para o Meu Amor, Lágrimas de um Coração, O Pecado Daquela Noite, O Pecado do Amor Demais, O Tema é a Solidão, O Direito de Amar, Batuque, Conflito de uma Alma, Os Olhos de Madalena, A Paixão do Vagabundo, Xangô e Canção de uma Saudade.
Gustavo Neves Filho foi o grande autor de novelas de Santa Catarina e confessa que escrevia por gostava e por questão financeira. «Adorava escrever para o rádio, porém, eu escrevia visando o lado comercial. Neste caso, o meu interesse era ganhar dinheiro ». Neste ritmo industrial, o autor escrevia às vezes cinco capítulos por dia, pois sabia que quando terminasse a novela em cartaz era preciso colocar outra no ar. « Tinha que fazer tudo muito rápio, porque a novela tinha posteriormente que ser entregue á direção artística para que a direção pudesse aprovar, escolher o elenco e os recursos técnicos ».
Em paralelo com o rádio, Gustavo Neves Filho era consultor jurídico da Polícia Militar, uma vez que tinha se graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Ao deixar a Rádio Diário da Manhã, ele torna-se promotor de justiça.
Link Relacionado
:: Gustavos Neves Filho
 


{moscomment}

Categorias: Tags: ,

Por Ricardo Medeiros

Doutor em Rádio pelo Departamento de História da Université du Maine (Le Mans, França). Radialista, jornalista, escritor e professor de rádio do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e assessor de imprensa da Prefeitura de Florianópolis. É um dos fundadores do Instituto Caros Ouvintes.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *