O incomparável Elon Garcia

Encontrei esta historinha gostosa sobre o Elon no blog do Paulo Branco. Elon Garcia foi o grande Diretor que tive na Rádio Independência de Curitiba. Falar de Elon Garcia é falar de uma figura conhecidíssima em Curitiba, principalmente por causa de sua imagem na televisão local.

Quem não lembra de seu rosto simpático anunciando produtos das Lojas HM e das lojas Disapel? De sua dicção impecável e de sua voz, que convencia a todos comprar o que anunciava?

Ele iniciou a vida profissional em 1952, como locutor na Rádio Guairacá. Continuou no ramo na PRB-2 e na Emissora Paranaense, mantendo programas de grande audiência popular, patrocinados pelas Lojas HM. Com experiência e jeito para comunicador, foi dos primeiros a participar dos testes de televisão em Curitiba, nos anos de 1957 e 1958, ainda em circuito fechado. Já com os canais abertos instalados, Elon tinha presença garantida nas telas como “garoto-propaganda” dos mais requisitados.

Autodidata em matéria de marketing, não deixou de atuar em rádio e televisão. Passou pelo Departamento Comercial da Rádio Independência e trabalhou algum tempo em Joinville, assessorando as Lojas Freitag. Pelo menos, desde 1965, ele tem um associação plena de imagem com as Lojas Disapel. Sua iniciativa como “marqueteiro” provocou um resultado inesperado de vendas de geladeiras na então pequena loja.

Com uma faixa e anúncios em rádios, liquidou rapidamente o estoque de geladeiras recebido em consignação e continuou “para sempre” como assessor de Marketing e Publicidade da Disapel. Adotando o estilo “varejão”, de acordo com o perfil do consumidor, criou campanhas antológicas, e se especializou em batizar produtos com nomes curiosos (dormitórios, salas e cozinhas), sempre vendidos com o “precinho Disapel, a mais simpática!”. Quem não se lembra das ofertas com pagamento inicial de um cruzeiro, ou “apenas um beija-flor de entrada”?

Elon Garcia fundou sua própria agência de publicidade, a Elon Garcia Publicidade S/C, em 10 de dezembro de 1971. Em pouco tempo, já era uma das mais procuradas de Curitiba.

Mas Elon Garcia foi, também, uma das primeiras figuras da televisão do Paraná, quando participou da inauguração da TV Paranaense Canal 12, em 29 de outubro de 1960. Durante o evento, foi o Mestre de Cerimônias, aparecendo no momento do descerramento da fita inaugural. E, também foi um assíduo “garoto-propaganda”, reconhecido hoje, como um dos primeiros rostos a aparecer oficialmente na tela da televisão.

Elon da Silva Garcia foi agraciado com a distinção honorífica “Prêmio Colunista Dino Almeida”, na categoria “Publicitário, Radialista, Ator-Produtor”.

Mais Elon: http://pbradialista.blogspot.com
[email protected]

1 responder
  1. José Eli francisco says:

    Grande Elon Garcia , com quem tive a honra de trabalhar e apredender através da Rádio Cultura de Joinville .Um agrande abraço . Falava com desenvolvura , era locutor apresentador , repórter e tinha uma voz incomparável . Depois disso ainda ouço falar através de alguns gingles que ainda grava em Curitiba e que chega até nós através das emissoras de rádio e tv . Certa ocasião me meti a exibido e a falar sobre bicileta . Me deu uma lição de como aquela engenhoca funciona e com riqueza de detahes que estou até hoje envergonhado . Na época (isto na década de 60 ) entrevistou de uma só vez e eu ao seu lado , metido a fazer perguntas tambem às grande feras do teatro brasileiro : Paulo Autram , Fernanda Montenedro , Maria de La Costa e Tônia Carrero . Eu tremia mais que vara verde . Apendi muito com êle . Homem sério e tratava a todos com igualdade . Obrigado irmão . José Eli francisco – [email protected] /

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *