TV Cultura de Florianópolis, o legado de Darcy Lopes

O empresário Darcy Lopes não deve ser lembrado apenas como o fundador e diretor do primeiro canal de televisão de Florianópolis, a TV Cultura, mas, sobretudo, como um entusiasta da Ilha, da sua cultura e de seus valores artísticos.

co_darcy_lopes_0005O seu poder de mobilização em torno da viabilização da TV deveu-se ao conhecimento da cidade e à sua visão empreendedora. A Capital concentrava, à época, cerca de cento e cinco mil habitantes enquanto a sua economia limitava-se a um modesto comércio, ao serviço público e a entrepostos de pesca.

O capital circulante era ínfimo, enquanto os investimentos em um canal de televisão permitiriam hoje, em valores corrigidos, implantar três canais, em razão dos avanços tecnológicos.

Contudo, Darcy Lopes não só mobilizou a cidade como apostou no empreendimento, comprometendo suas outras atividades ligadas ao comércio. Darcy inaugurou a TV Cultura, em 1970, com os profissionais que ele se habituou a chamar de “pratas de casa”, a exemplo de Roberto Alves, Marisa Ramos, Antunes Severo, Moacir Pereira, Eloá Miranda, Cyro Barreto e tantos outros.

Há poucos anos, falando aos alunos de Jornalismo da Unisul, o fundador da TV Cultura desabafou, acusando a segregação político-partidária de obrigá-lo a se desfazer da sua empresa de comunicação e a visão empresarial de ignorar a cultura e a riqueza natural da Ilha em nome apenas do lucro. A história da TV Cultura é a da Ilha dos anos 70, marcada pela efervescência literária e artística, pela empolgação do rádio, pela cultura popular da Praça XV e da Rua Felipe Schmidt.

E a TV Cultura soube valorizar tudo isso, motivo pelo qual pode se dizer que Darcy foi também precursor da TV interativa, aquela que verdadeiramente ouvia e falava com o povo.
Artigo também publicado na edição do DC de 09/03/2006


{moscomment}

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *