O meio ambiente na mídia

O meio ambiente na mídia: a internet como alternativa de comunicação para os movimentos sociais é o tema do artigo do jornalista Rogério Mosimann quando da conclusão do seu Mestrado na universidade Federal de Santa Catarina, em 2004.

No artigo, Mosimann apresenta ao leitor considerações sobre a abordagem das questões ambientais na mídia (reflexo da progressiva ruptura entre o homem e seu entorno), as transformações na comunicação na atual fase do meio técnico-científico-informacional e o potencial da rede Internet como meio para um discurso anti-hegemônico e motivador de transformações sociais. Além de um tratamento teórico ao tema proposto, o autor analisa as experiências da organização não-governamental Sócios da Natureza – atuante na Bacia do Rio Araranguá, Sul de Santa Catarina, uma das áreas mais poluídas do Brasil devido à mineração de carvão -, bem como de outros exemplos regionais e mundiais representativos. Aqui, a integra do artigo.

Categorias: Tags: , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *