O Mestre Osmar Silva

Além de Gustavo Neves Filho,  havia como autor de novelas da Rádio Diário da Manhã, Osmar Silva, que  nasceu no município vizinho a Florianópolis, São José, a 25 de janeiro de 1911.
Por Ricardo Medeiros

Em 1934, ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina, onde fez o Curso de Sargentos. Cinco anos mais tarde, abandonou a carreira militar para se dedicar à Caixa Econômica Federal em Florianópolis, como escriturário.
Concomitantemente, foi jornalista e escritor , ganhando inclusive assento na Academia Catarinense de Letras. Foi também músico e compositor.
Osmar Silva só estudou até o primário e desenvolveu o lado artístico literário de uma forma muio particular. Como os pais dele tinham uma padaria, era o moleque Osmar que saía pelas ruas da cidade de São José vendendo pães.
Com os produtos que ele não conseguia vender, Osmar trocava com as pessoas por livros e discos. O gosto dele pela literatura era tão grande, que mesmo durante o almoço, ou quando ía ao banheiro, o seu companheiro inseparável era um livro. 
No rádio ele foi produtor de cenas cômicas e autor de novelas. Pelo que pudemos registrar, Osmar Silva assinou as ficções A Casa do Ódio e O Direito de Viver, ambas irradiadas no ano de 1958, com patrocínio de Singer, empresa americana especializada em produçao de máquina de costura. Osmar Silva faleceu em 30 de agosto de 1975, aos 64 anos.

Link Relacionado
:: Osmar Silva, o cronista da cidade
 


{moscomment}

Categorias: Tags: ,

Por Ricardo Medeiros

Doutor em Rádio pelo Departamento de História da Université du Maine (Le Mans, França). Radialista, jornalista, escritor e professor de rádio do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina e assessor de imprensa da Prefeitura de Florianópolis. É um dos fundadores do Instituto Caros Ouvintes.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *