O Rádio em Bagé começa com a Cultura ZYG-4

Por volta das 10 horas de quatro de julho de 1946, toca um clarim do Exército: “Entra em operação a Sociedade Difusora Rádio Cultura de Bagé Ltda.”, “estas foram as primeiras palavras de Athaualpa Dias, proprietário da Rede Cultura de Emissoras, com sede em Pelotas”, lembra Mário Nogueira Lopes, que foi o primeiro comentarista e narrador da emissora.
A emissora foi a primeira a operar em Bagé.
A Rádio Cultura teve como primeiro diretor Heraldo Duarte, sucedido por Dirceu Mendes, Albérico Duarte, Carlos Lopes Peres, Aníbal Alves e, desde janeiro de 1978, Vacionir da Silva Lopes. Os atuais concessionários são os empresários Alencar Dal Molin e Odilo Dal Molin.

No início a sede da rádio era na Rua Dr. Pena, 18, quase esquina com a Rua 7 de Setembro, possuía o prefixo ZYG-4 e operava em 1.460 kHz, com 250 watts de potência.

O primeiro clássico futebolístico Ba-Gua irradiado pela Rádio Cultura foi em 1º de junho de 1947, com a vitória do Bagé por 3 x 1.

Em 15 de março de 1956 foi inaugurada a sede própria na Avenida 7 de Setembro. Nesse prédio de dois andares, funcionava no térreo um auditório (atualmente é uma padaria) e no andar superior os estúdios.

Em 10 de outubro de 1983 ocorreu um incêndio na emissora. A solidariedade da população colocou a emissora no ar em 24 horas, na Rua Almirante Gonçalves. Logo após a sede ter sido recuperada, a emissora voltou a operar na Avenida 7 de Setembro, 672, com o indicativo ZYK 214, na frequência de 1.460 kHz.
Um dos grandes feitos da emissora foi as transmissões de corridas de carro, realizadas do Cerro de Bagé.

A mesa de som da emissora possuía dois toca discos de 78 rotações. Após tocar cada música, as agulhas eram substituídas para evitar defeito nos discos.
A emissora tem o objetivo de atender a toda a gama de ouvintes. Por isso, promove e transmite eventos em todos os setores. Porém, desde 1954 a base de programação tem dado enfoque ao tradicionalismo, notícias e agropecuária.
Já em 14 de julho de 1965 era a vez da Rádio Clube de Bagé. Nessa data foi publicada a notícia da concorrência para a exploração de uma rádio-emissora, da qual foi vencedora a Rádio Clube de Bagé Ltda. Os diretores, na época, eram Sr. Aristides Kucera e Mário Nogueira Lopes.

Faziam parte da Rádio Clube de Bagé, além dos já citados, os Srs. Jônio Salles, Eduardo Teixeira, jornalista Waldemar Reis, Álvaro Oscar Tavares, Darso Charão Moraes, Vilmar Monteiro, Benjamin Lopes Mello, Ney Machado Costa, Fredolino Hagg, Adeomar dos Santos e Francisco Bidone Costa.

A concessão hoje pertence ao Sr. Aristides Kucera, e a emissora continua no ar funcionando no prédio inacabado do Cine Hotel Consórcio.

Na próxima semana: Rádios Difusora AM e Delta FM

[email protected] | www.geocities.ws/py3idr

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *