O Rádio em Bagé e as primeiras emissoras em FM

Em 1983, Bagé contava com três emissoras de rádio AM. A frequência modulada era assunto de Capital. Ainda incipiente nas cidades do interior, as FMs vinham como uma evolução na grade de programas: mais música, qualidade de áudio superior, em estéreo, diversidade. E pioneirismo era com Vicente Gallo Sobrinho. Começava aí o embrião da Rádio Delta FM. As transmissões experimentais começaram no dia 12 de maio de 1983. Em oito de agosto daquele ano, às sete horas, operando em 99,7 MHz, Bagé ganhava sua primeira estação FM pelas ondas da ZYD-592.

Os primeiros estúdios da Delta FM Estéreo estavam localizados junto aos transmissores da Rádio Difusora, na Avenida General Mallet. A equipe de trabalho inicial contava além dos operadores de áudio, Domingos Sávio Deble e Luis Pedro Magalhães atuando na locução. A programação ficava a cargo de Carlos Alberto Gonçalves, o Bozó. O departamento de radiojornalismo tinha o comando de Roberto Ribeiro. A programação era toda gravada, salvo raras exceções. O perfil musical apresentava inclusive músicas orquestradas ao meio-dia: O Delta Voando Livre teve momentos de pura fama. O transmissor da rádio possui 1.000 watts de potência e a antena estava assentada no Cerro de Bagé como até hoje.

Em pouco tempo, a primeira mudança: os estúdios operacional e de gravação juntaram-se ao Edifício do Rádio, na Avenida 7 de Setembro. Com isso, Difusora e Delta FM passaram a atuar no mesmo local, com estúdios contíguos como continuam atualmente. O retorno da comunidade foi imediato.

A partir do final da década de 1980, a programação passou por uma grande reforma progressiva. Visando atingir um perfil de público mais abrangente, a Delta FM realizou alguns ajustes tornando-se uma rádio com padrão popular, mais interativa e com a participação dos ouvintes. A receita deu certo. A rádio consolidou sua liderança no segmento e conquistou a preferência da comunidade.

Os diversos eventos realizados em parceria ou promovidos pela emissora, em locais abertos ou recintos fechados, sempre resultaram superlotados.
Hoje, o sinal da Delta FM chega a Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas, Lavras do Sul, Pinheiro Machado e áreas de Dom Pedrito e Piratini. O sistema de operação é todo informatizado, com músicas rodando em modernos formatos de arquivos de áudio assim como os comerciais.
 
A Rádio Delta FM tem sinal disponibilizado via Internet desde 2007 – www.deltafmbage.com.br – onde é possível ver a programação, conferir as fotos da equipe e dos eventos, acessar o boletim informativo, além, obviamente, de poder escutar o sinal da rádio pela web. Até em um canal de televisão é possível acompanhar a “Mais Ouvida”. Em uma parceria com a NET, sistema de TV por assinatura, no canal 20, a Delta FM exibe sua programação, numa iniciativa pioneira em Bagé. Os ouvintes criaram também uma comunidade na rede de relacionamentos Orkut, onde opinam sobre diversos aspectos ligados à emissora.

Vicente Gallo Sobrinho era estimado por todos os segmentos comunitários. Seu filho, Ruy Bianculli Gallo, foi pracinha da Força Expedicionária Brasileira, tomando parte nas batalhas da FEB na Itália na 2ª Guerra Mundial. Veio a falecer poucos anos depois. Seu filho João Henrique Gallo, casado com Lourdes Mosqueira Gallo, tem dois filhos: João Vicente e Andrea, ambos formados em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC de Porto Alegre.

João Henrique é seu sucessor na direção da empresa Rádio Sociedade Difusora A Voz de Bagé Ltda., cujos filhos João Vicente e Andrea já fazem parte da terceira geração nos trabalhos da empresa, com o mesmo ideal, trabalho e dedicação dos pioneiros.

Vicente Gallo Sobrinho era casado com Felícia Bianculli Gallo, também descendente de italianos. O casal teve gêmeas: Recy e Reni.

Em 1986 veio o pesar:  a morte de Vicente Gallo Sobrinho entristece a Família Difusora e toda a comunidade regional. Seus ideais, no entanto, catalisaram a disposição na prestação de serviços à comunidade.

Vicente Gallo Sobrinho recebeu. Pelo Decreto 834/86, após sua morte, a homenagem de ser nome de bairro da cidade de Bagé que ele tanto amava. O prefeito de então, Luis Alberto Vargas, denominava de Vicente Gallo Sobrinho, o núcleo Promorar da Arvorezinha; também pelo legislativo bageense, no decreto 655, passava a ser o nome da Rua 782 do bairro Hidráulica;  da ACIBA recebeu homenagem pelos seus 50 anos de atividades comerciais;  da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, a medalha “Duque de Caxias”; do Juizado de Direito da comarca de Bagé à época, o “título declaratório de cidadania brasileira”; da Itália, o diploma “El Leon de San Marco”; do Instituto Vêneto per Raportti com Paesi Dell América Latina, registrando o reconhecimento e contribuição dos imigrantes italianos na fé e futuro do Brasil; entre muitos registros comunitários e homenagens.

Quem foi Vicente Gallo Sobrinho? Vicente nasceu em nove de outubro de 1900 na cidade de Nápoles, Itália. Filho de Francisco Gallo e Áquila Mangini Gallo. O pai, Francisco, era piloto de navio e morreu em um naufrágio. Veio com a mãe Áquila para a cidade de Bagé, com um irmão mais moço, Antônio Gallo. Sua primeira residência foi no bairro “Povo Novo”, hoje chamado de Getúlio Vargas.
Seu irmão Antônio era barbeiro de profissão. Depois, com eles, vieram morar Ernesto e Luiz Gallo, sobrinhos de Vicente. Algum tempo depois, ambos se mudaram para a cidade de Dom Pedrito. Para sustentar a mãe, Vicente Gallo Sobrinho trabalhava de garçom na confeitaria de Viterbo Alves Cruz, no início do século 20.

Mais tarde, conseguindo empréstimo do antigo Banco Pelotense, iniciou suas atividades comerciais com a Tabacaria Gallo, na Avenida 7 de Setembro, 860, onde também agenciava automóveis e motos, com revenda para cidades da região. Hoje é a “Casa Gallo”.

Foi sempre um idealista e nunca desistia diante das dificuldades.

ivanr@cpovo.net | www.geocities.ws/py3idr

1 responder
  1. joao vicente says:

    Agradecemos a gentil citação e história de nossa empresa em destaque no site, no texto “o rádio em Bagé e as primeiras emissoras FM”.
    Nosso muito obrigado.
    Atenciosamente
    João Vicente Gallo
    Rádio Soc. Difusora Ltda – Delta FM
    Bagé

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *