O Rádio no Brasil: Pioneiros e Desbravadores

Ouça agora o primeiro episódio da série “O Rádio no Brasil” produzido pelo serviço brasileiro da BBC de Londres.

O serviço latino-americano (incluindo o Serviço Brasileiro, hoje BBC Brasil) foi inaugurado no dia 14 de março de 1938, mas a notoriedade veio na época da Segunda Guerra Mundial, quando a população brasileira acompanhava as últimas notícias do conflito pela BBC, com a imparcialidade que a tornou famosa.

Nomes importantes passaram pelo Serviço Brasileiro da BBC ao longo de sua história. Além de Aimberê (pseudônimo de Manuel Braune, que apresentou a primeira transmissão em 1938) e de Francis Hallawell, passaram pela BBC Lia e Geraldo Cavalcanti, Antônio Callado, Vladimir Herzog, Ivan Lessa, Jáder de Oliveira e muitos outros.

Na Copa do Mundo de 1966, realizada na Inglaterra, o Serviço Brasileiro da BBC transmitiu os jogos da nossa seleção. Já durante o regime militar no Brasil, a BBC procurou cobrir com imparcialidade os acontecimentos em nosso país. O mesmo se deu na Guerra das Malvinas/Falkland e em outros eventos internacionais.

Parcerias com emissoras brasileiras também fizeram parte da história do Serviço Brasileiro da BBC, principalmente em suas últimas décadas. Destacam-se a Rádio Eldorado de São Paulo (hoje Rádio Estadão) e a rede CBN.

A BBC transmitiu para o Brasil em ondas curtas até o dia três de abril de 2005. Desde então, a BBC Brasil segue ativa via Internet, no site bbcbrasil.com.

O Serviço Brasileiro da BBC oferecia os seus programas emitidos em ondas curtas para que emissoras brasileiras pudessem retransmiti-los em sua programação local. Esses programas eram gravados em discos de vinil e enviados para as emissoras de rádio.


Esta matéria faz parte da série “O Rádio no Brasil”. Para ouvir os outros episódios da série clique aqui. A série é uma produção do serviço brasileiro da BBC de Londres.


(Fonte: Ondas Curtas)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *