O som de todas as vozes

Seja através das redes sociais, dos aplicativos disponíveis para smartphones e do empoderamento da pessoa humana, acrescido de oportunidade no rádio, jornalistas e radialistas com e sem deficiência estão entrando em sintonia através da rádio da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB).

Com programação musical, boletins informativos, debates ao vivo e podcast, os comunicadores com deficiência visual vêm apresentando conteúdo de forma diversificada e sobre temas relacionados à tecnologia, ao desenvolvimento, além de promover reflexões sobre pessoas com deficiência, questões de gênero, cobertura de eventos esportivos e campeonatos paralímpicos.

“Foi através da rádio ONCB que iniciei com o quadro “Quatro minutos” em sintonia com o público com deficiência, enfatizando pautas de revistas, sites, pesquisas espaciais e assuntos sobre astrologia. O espaço midiático é importante para o jornalismo. Gravo de casa e encaminho para edição sempre que encontro tempo”, ressalta Joana Belarmino, jornalista com deficiência visual e Profª da Universidade Federal da Paraíba.

Filiada a Organização Nacional de Cegos do Brasil, a rádio estimula projetos de ação social, aborda novidades sobre tecnologias assistivas, sintoniza o público com a inclusão e temas da atualidade acerca das potencialidades destas pessoas e do papel dos jornalistas com deficiência, em um universo de sete milhões de pessoas cegas e com baixa visão (censo IBGE em 2010).

Em parceria com voluntários e pessoas com deficiência, a rádio está disponível nos aplicativos da Apple Store, Google Play e conta com vasta programação. “Também participo do quadro Aqui Pensando onde fazemos sorteio de brindes, estimulando o público a participar ativamente conosco”, explica o diretor da rádio e vice-presidente da ONCB, Beto Pereira.

Outro veterano do jornalismo que também é colaborador na rádio ONCB é Marcus Aurélio de Carvalho, âncora do programa “Todas as Vozes” na rádio MEC, filiada ao sistema Brasil de comunicação. Pessoa com baixa visão, Marcus acumula 37 anos de experiência atuando como consultor e palestrante. Foi gerente das rádios Tupi, Globo, CBN e apresentador do programa diário “Todas as Vozes”. Além do aplicativo, o ouvinte pode escutar a rádio pelo site: www.oncb.org.br.

(Observatório de Imprensa, 18/09/2018)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *