O surgimento das rádios FMs em Santos

O som é bem melhor e a sintonia nem se fala… A rádio pode ser companheira, uma música de fundo, ou embalar a nossa vida. Surgia o FM… Em Santos, a exemplo de outras cidades brasileiras, a Freqüência Modulada (FM) surge na década de 1970. Os proprietários eram os mesmos que já possuíam uma emissora AM.
Por Rúbia Vasques

A primeira FM da cidade, mas a sexta emissora a ser inaugurada na cidade de Santos foi a Rádio Guarujá S/A em 1974. Com o prefixo ZYD 815 ocupou inicialmente a freqüência 101,7 mHz e depois mudou para 104,5 mHz até hoje. A razão social é Rádio Guarujá Paulista S/A. Apesar de possuir o nome da cidade vizinha, a concessão da Rádio Guarujá FM é de Santos. O estúdio inicialmente instalado na Praça da República, 87, em frente a Alfândega, hoje está localizado no bairro da Ponta da Praia, em Santos, desde 2001.
:: Link
A segunda FM foi instalada na região apenas 5 anos depois. A Rádio Cultura FM fundada em sete de fevereiro de 1979 com o prefixo ZYD 816 kHz, freqüência 106,7 mHz e potência de 25 Kilowatts. A comissão técnica do rádio brasileiro, então presidida pelo Ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira concedeu à emissora o canal 294, classe A com 50 mil watts de potência, na freqüência de 106,7 MHz.
:: Link
Dois anos mais tarde, em 10 de maio de 1981 foi instalada a terceira FM. A Rádio Tribuna desdobrou-se em duas emissoras, com a fundação da Tribuna FM, também por iniciativa de Roberto Mário Santini (então proprietário). A torre de transmissão está localizada no Monte Serrat e seus estúdios e administração junto com seu complexo radiofônico, no mesmo endereço. Seu prefixo era ZYD-880, sua freqüência inicialmente era 104,1 e com o aumento da potência para 60 kHz foi para 105,5 kHz. Quando a FM surgiu o Grupo A Tribuna de Comunicação era formado pela Rádio Tribuna AM, o Jornal A Tribuna e a Rádio Atlântica AM.
:: Link
Depois quatro anos mantendo a hegemonia das emissoras locais, em 1985 surge uma emissora diferente, prometendo ousadias e inovações na radiofonia local. O surgimento da  Rádio 95 FM, com razão social Rádio Santos Ltda., se deu em 1985, mas só foi para o ar em 15 de julho de 1986. Prefixo ZYD 833 – Freqüência 95,1 com estilo musical jovem, com muito rock e jornalismo diferenciado Esta foi a primeira concessão de rádio FM conseguida pelo então deputado federal Gastone Righi. Hoje, a emissora repete o sinal da Jovem Pan.
:: Link
Três anos mais tarde da-se início o Grupo Mar Comunicação da família Righi com o surgimento da segunda emissora: A Rádio Enseada inaugurada em Santos cuja concessão era do Guarujá é a quinta FM da cidade. A concessão da rádio foi de 1988, mas foi apenas em 1990 que a emissora foi para o ar. 
Os estúdios da emissora estão localizados até hoje na Rua Marcílio Dias, 27, conj. 21, no bairro do Gonzaga. A freqüência da rádio é 94,3 MHz. Nos primeiros anos em que foi pra o ar, era uma emissora de rádio segmentada com programação de rock destinada ao público jovem. Seu slogan era: ‘a rádio que cuida bem do seu ouvido’. Hoje a emissora está arrendada para a Rede Aleluia, com programação evangélica.
:: Link
A Rádio Serra do Mar FM foi a sexta emissora FM a ser inaugurada em Santos, e também faz parte do Grupo Mar de Comunicação. Sua razão social: Empresa de Comunicação Serra do Mar Ltda. Com o prefixo 103,7MHz.
A concessão foi dada pelo Ministério das Comunicações em 1990, mas só foi inaugurada em 1992. Inicialmente a emissora foi montada em Cubatão – porque a concessão era para o município de Cubatão onde ficou instalada até 1994. A Rádio Serra do Mar era uma emissora local, com grande aceitação do público, mas que não foi sustentada pelo comércio cubatense e por isso, os proprietários a transferiram também para o município de Santos onde já existia um estúdio reserva.
A sétima FM instalada na cidade foi a Rádio Santa Cecília que ocupa a freqüência 107,7 e tem o prefixo é ZYM 876. Razão Social: ISESC – Instituto Superior de Educação Santa Cecília que é o mantenedor da Universidade Santa Cecília. A única emissora educativa da cidade está no ar desde primeiro de janeiro de 1999 apesar de nunca ter veiculada programas educativos.
A Rádio Santa Cecília FM, funcionou inicialmente com 100 vatts de potência, com um pequeno transmissor. Hoje a rádio possui um transmissor de cinco mil vatts, mas opera com três mil que corresponde a concessão da rádio – classe B. O Alcance começa no litoral sul, alcança o pedágio do Sistema Anchieta/Imigrantes, e um pouco no litoral norte.
:: Link
Os detalhes e as curiosidades de cada emissora eu conto depois do intervalo comercial. Fique sintonizado


{moscomment}

Categorias: Tags:

Por Rúbia Vasques

Doutora em Comunicação Social e professora de Jornalismo. Atuou como radiojornalista, redatora, locutora noticiarista e apresentadora em emissoras de rádio da cidade de Santos/SP e em Itajubá, Minas Gerais. A jornalista Rúbia Vasques se dedica atualmente a trabalhos voluntários em instituições sociais.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

7 respostas
  1. Renato Leitzke says:

    Ouçam no YOUTUBE postado nesse mês Março 2010, vinheta da rádio 95 FM Santos SP, gravado por mim em Agosto de 1986. Prestem atenção na voz do locutor ao final da vinheta. Obs.: Na vinheta a rádio se identifica na frequencia de 95,3 Mhz, e se puderem postar comentários seria interessante.

    Obrigado,

    25/03/2010

  2. FLAVIO ALEXANDRE says:

    EU TRABALHEI NA 95 EM 87 TENHO MUITA SAUDADE , FAZIA MADRUGADA, MEU AMIGO POR ONDE
    ANDAM MEUS EX CONPANHEIROS…

    NELSON NEMMER,PEDRÃO,IRINEU,CLAUDIO ZAYDAN,SINÉSIO BERNARDO…

    POR FAVOR SE VOCE SOUBER FICARIA GRATO..

    035 8838 7495..

    POUSO ALEGRE MG

  3. rubia says:

    Oi Flávio. tudo bem?

    Notícias sobre os locutores:
    Irineu Alves é locutor e coordenador da Rádio Santa Cecília FM;

    Pedro Luiz???? Tem um estúdio de dublagem e faz dublagem de filmes DPN – Santos

    o Zaydan está na Band SP

    O Sinésio acho que não está mais em rádio. Abraço.

  4. Joao Luiz Gomes says:

    Eu vi meninos…. Hoje com 42 vivi tudo isso ai…..

    Saudades da 95 FM com sua pequena estoria durante os horários comerciais “Aiiii Káaaaa”
    Lembro que foi sorteado uma namorada… “garota de programa”… no dia dos namorados…
    Épóca em que “discava” o telefone e faturava às vezes 3 de 4 possíveis Vale discos Lp no programa da Rádio Tribuna, patrocinado pela Prodisc…
    Época dos shows memoráveis do Clube XV e principalmente do Caiçara… Vi e Revi várias vezes o Camisa… e outros tantos…
    É o tempo passa…
    Abraços

  5. marcos josé da silva says:

    Foi na 95 fm que conheci o Julinho mazzei o fera! Na época eu trabalhava nas Pernambucanas do gonzaga, que ficava perto da radio e fui convidado pelo Sinésio Bernado dono da radio, para conhecer os estudios da emissora que estava transmitindo em carater experimental e me apresentaram o Julinho! Que saudade! O tempo passa….

  6. Flávio Alexandre says:

    Depois de muito tempo encontrei o Sinézio Bernardo,ele esta na mix de Sumaré…
    Que bom depois de muitos anos ele se lembrou de quando eu trabalhei na madrugada da estnta 95 fm Santos SP ……..

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *