OLIMPICO CAMPEÃO ESTADUAL, GRAÇAS AO LAURO SONCINI

O Campeonato que marcou minha estréia oficial no rádio, sepultou em Blumenau o Campeonato da 1ª Divisão da Liga Blumenauense de Futebol.
Por Edemar Annuseck

De 60 a 63 – eu jogava pelo aspirante do Guarani EC – o Campeonato tinha oito clubes – : Guarani EC, GE Olimpico, Palmeiras EC , SD Vasto Verde e Amazonas EC, de Blumenau, CA Tupi de Gaspar, SE Floresta de Pomerode e SER União de Timbó. Era uma verdadeira loucura esse campeonato. Aliás, o que mais ficou marcado foi o de 1963, o último envolvendo equipes com profissionais superqualificados para a época. Neste ano o campeão foi o Guarani EC surpreendendo ao Olímpico e ao Palmeiras. O segundo colocado foi o Palmeiras e o terceiro o Olímpico. E os dois primeiros ganhavam o direito a disputar o Campeonato Catarinense de 64.
O Olímpico ficaria de fora com um timaço que tinha como suas principais estrelas Nilson Greul, Romeu, Mauro, Paraná, Teixeirinha – o maior jogador de SC de todos os tempos – Rodrigues, Jóca e Ronald, estes três últimos trazidos do Coritiba FC. Mas, na Assembléia Geral da FCF presidida por Osni Mello, o grande Lauro Soncini – que comandava o programa esportivo mais ouvido do estado, todos os dias as 10h30 da manhã pela Guarujá – conseguiu colocar o Olímpico no Campeonato.
A pedido do presidente grená Curt Metzger, Lauro Soncini convenceu o presidente Osni Mello e os demais clubes que a presença do GE Olímpico seria importantíssima. Afinal o clube tinha feito um investimento financeiro incrível para trazer grandes jogadores de outros centros. O Campeonato Estadual de 1964 que terminou em  Abril de 1965, foi vencido pelo Olímpico, que ainda trouxe para reforçar a equipe o goleiro Barreira, o lateral Orlando e outros profissionais que se consagraram com a conquista. Graças a intervenção do Lauro Soncini, o GE Olímpico disputou o Campeonato e ganhou o titulo. Ele pode confirmar !

Categorias: Tags:

Por Edemar Annuseck

Edemar Annuseck, jornalista, narrador esportivo que iniciou na Rádio Nereu Ramos de Blumenau em 1964 e depois atuou nas Rádio Jovem Pan, Tupi, Record de São Paulo, Clube Paranaense, Cidade e Globo/CBN de Curitiba, TV Jovem Pan e SPORTV, Editor da página de esportes do Jornal A CIDADE DE BLUMENAU, cobrir 5 Copas do Mundo (74, 78, 82, 86 e 90).
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

6 respostas
  1. Damazio Gel (PAULISTA) UNIAO de TIMBO says:

    BOM DIA, JOGUEI NO UNIAO DE TIMBO EM 1963 PARTICIPEI DESTE CAMPEONATO EM TIMBO FOI 1A1 EM BLUMENAU FOI 2A2 EM 1964 ESTAVA NO CARLOS RENOUW DE BRUSQUE O PRIMEIRO JOGO DO ESTADUAL, QUE O OLIMPICO DISPUTOU,,,,, FOI CAMPEAO ESTADUAL,,,,EM 1965 EU ESTAVA NO FIGUEIRENSE E O OLIMPICO JOGOU CONTRA O GREMIO NO ADOLFO KONDER ISTO EM FLORIANOPOLIS ,DIRIGIDO PELO TREINADOR (ADULCE VIDAL) QUE TREINOU O UNIAO DE TIMBO,ESTOU A DISPOZIÇAO EM CURITIBA,TENHO UMA ACADEMIA DE FORMAÇAO DE ATLETAS PROFISSIONAL EM CURITIBA(GEL SPORTS)TENHO BOAS LEMBRANÇAS DA LIGA BLUMENAUENSE DE FUTEBOL,ACOMPANHO O FUTEBOL CATARINENSE,MINHA TRISTEZA E QUE NAO TRABALHAM A BASE,E NEM DAO OPURTUNIDADE, ESTIVE ALGUMAS VEZES EM BLUMENAU,E ESTA HISTORIA RESUMECE A UM EMPRESARIO DO METROPOLITANO QUE E FECHADO,E NAO TEM VISAO DO FUTEBOL ESPORTE!!!! QUE DIVULGA O ESPORTE QUE FORMA ATLETAS DE UMA COMUNIDADE ESPORTIVA,,,,QUE NAO TEM MAIS!!! SO EM BLUMENAU, EU VI CINCO TIMES DE FUTEBOL PROFISSIONAL,,,E AGORA,??O PASSADO E O PRESENTE, MAS CADE O PRESENTE??? ME REPONDA ESTOU EM CURITIBA,DAMAZIO GEL(PAULISTA) EU JOGUEI,,,O MEU ABRAÇO

  2. DAMAZIO GEL says:

    BOM,,!!!EU COMO JOGADOR E NAO LOCUTOR E MUITO MENOS (BAIRRISTA)TODO O MERITO AO (OLIMPICO””” AO OLIMPICO!!!!)E NAO TINHA SO (TEXEIRINHA)ELE FICOU DE RESERVA!!! NO JOGO EM TIMBO 1A1 ELE FES O GOL DO OLIMPICO EU PAULISTA NO SEGUNDO TEMPO EMPATEI,,EM BLUMENAU FOI 2A2,,DAI EM DIZER!!!,,MUITO RESPEITO COMO CIDADAO QUE E,,,DINHO E LEAL DO PALMEIRAS,JOCA E RODRIGUES DO OLIMPICO,PAULISTA E ALIRIO DO UNIAO DE TIMBO AINDA TENHO OUTROS NOMES DO FUTEBOL CATARINENSE,JOGUEI EM BRUSQUE,E NO FIGUEIRENSE SOU CAMPEAO DA ZONA UM E DA CIDADE,ARTILHEIRO QUANDO FIS CINCO GOLS NUMA PARTIDA,RESPEITO SUA OPINIAO,MAS FUTEBOL NAO TINHA ESTE BASTIDOR A QUE FALA,,,FUTEBOL FOI JOGADO NO CAMPO,,,TUDO NO TEMPO!!! NAO MISTURE O ESPORTE,,,!!!COM VAIDADE PESSOAL OK

  3. EDGAR CARLOS ECKELBERG says:

    RELEMBRO, COM MUITO SAUDOSISMO O GRANDE GREMIO ESPORTIVO OLIMPICO, CAMPEAO CATARINENSE DE 1964. O GEO tinha, na época, um belo plantel. O TIME TITULAR ERA: Barreira, Orlando, Roberto, Nilson e Jurandir, Mauro e Parana, Lila, Rodrigues,Joca e Ronald. Torcedor leal, assisti a partida pela Copa do Brasil, em Florianópolis, diante do Gremio, cujo resultado foi de 1×0 para o Gremio. O Olimpico jogou em igualdade de condições contra o poderoso Gremio da época, que contava com Arlindo, Altemir, Aureo, Ortunho,Cleo, Sergio Lopes, Flexa, João Severiano, Alcindo e Jolmir. Um timaço. Em Porto Alegre, vitória do Gremio por 4×1.Tenho uma curiosidade: qual o paradeiro do jogador RODRIGUES, grande artífice do título de 1964, vendido em 1965 para o XV de Piracicaba? Teixeirinha, pelo que me consta, não fazia parte do plantel campeão em 1964. Já tinha parado com o futebol.

  4. DAMAZIO (PAULISTA) says:

    EDGAR, OBRIGADO PELO TEU CONHECIMENTO, O RODRIGUES PELO QUE SEI MORA EM CURITIBA,,EU JOGUEI COM O IRMAO QUE TAMBEM JOGOU COM O MESMO NOME,,,SE PRECISAR DE ALGUMAS NOTICIAS DESTA DATA PASSADA, TEREI PRAZER EM AJUDA-LO—MORO EM CURITIBA DESDE 68,CASADO COM UMA PEDAGOGA,MEU FILHO E EMPRESARIO DE FUTEBOL,LEVOU THECO PARA ARABIA,A POUCO O MARCELO TOSCANO A PORTUGAL,NO VITORIA DE GUIMARAES,OUTRO E FORMADO EM MEIO AMBIENTE,UMA FILHA CASADA,TENHO UMA EMPRESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL,SOU TREINADOR PROFISSIONAL,ARBITRO FORMADO,,,TENHO ATLETAS PROFISSIONAIS,PARA ENCAMINHAR A CLUBES DO BRASIL,,,,UM ABRAÇO ATLETA (PAULISTA)

  5. IVO LEMKE CAMPEÃO GUARANI 1963 says:

    PARA RECORDAR, GUARANI FOI CAMPEÃO EM 1963,ONDE ESQUECERAM A DUPLA IVO E CARLINHOS, EU IVO FIZ OS DOIS GOLS DA VITORIA DO GUARANI SOBRE UNIÃO DE TIMBO O ALAMBRADO VEIO ABAIXO, A TORCIDA INVADIU O CAMPO,O ALIRIO EU CONHECI, UM DOS MELHORES JOGADORES. OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE, EM RELEMBRAR OS VELHOS TEMPOS DO FUTEBOL FORTE DE SANTA CATARINA E BLUMENAU.
    VALEUUUU!!!!!!! ABRAÇOS IVO LEMKE.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *