Ondas Curtas: invasão de frequências

Apesar de muitas emissoras deixarem de transmitir em ondas curtas nos últimos tempos, ainda temos boas opções de sintonia em tal modalidade. Tanto é assim que algumas emissoras utilizam o mesmo canal, no mesmo horário, gerando, assim, interferências mútuas. É o caso, por exemplo, do canal 9620 kHz, no período noturno. Há muitos anos a Rádio Exterior da Espanha usa tal freqüência, transmitindo sua programação em espanhol para as Américas. Nos últimos meses, entretanto, a Rádio Havana Cuba, passou a ocupar o mesmo canal.

3 respostas
  1. Domingos Alfredo Loss says:

    Prezado Célio Romais,

    De fato tenho também observado que a Rádio 9 de Julho de São Paulo, em 9820 kHz, Ondas Curtas de 31 metros, está sendo “entupida” por algumas Emissoras Estrangeiras, já no início da noite! As Faixas de Ondas Curtas, referindo-se na propagação, comportamento das emissões de suas “portadoras”, principalmente, durante o dia, quando existe um forte bombeamento de íons vindo do Sol, elas, prejudicadas no itinerário normal, mudam constantemente a capacidade em ouví-las a contento!

    Continuo sendo um dos grandes “defensores das Ondas Curtas”, para Emissoras de todas as Capitais de Estado da Federação, pois, o Brasil é um País muito extenso em sua área territorial (Continental), e, as ONDAS CURTAS seria ainda um dos melhores meios para que os mais desprovidos da sorte, da população brasileira (dos mais longínquos pontos da Nação) não tem sua Internet, computador, etc, mas um simples receptor com Faixas de Ondas Curtas capaz de captar uma Rádio nessa faixa ainda podem adquirir!

    Em 24 de março desse ano de 2011, enviei para o Ministro das Comunicações, meu Projeto-Sugestão para um Novo Plano de Ondas Curtas para o Brasil, onde todas as Capitais de Estado foram contempladas com Faixas de Ondas Curtas. O Brasil precisa que sua voz esteja também no Exterior, que algumas Emissoras de todas as Capitais dos Estados possam ter essa Faixa de Onda Curtas para haver um entrosamento Regional, na cultura, nos costumes, da divulgação do turismo de cada Região brasileira, onde possa haver um “elo” de patriotismo entre os povos, e, um fator muito importante, com algumas Rádios em Ondas Curtas em todas as Capitais, servindo com “Segurança Nacional”, sendo as Ondas de Rádio (Hertezianas) as mais rápidas para uma comunicação/informação!

    Fico perplexo ao saber que a potente Rádio de Portugal (RDPi), fechou suas portas para as Ondas Curtas, não ouvindo mais a “VOZ DE PORTUGAL” em nenhuma parte do Planeta! Precisamos nos conscientizar que precisamos ouvir a voz de nossos irmãos do Acre, Mato Grosso, Amapá, Tocantins, Roraima, Rondônia e as demais Capitais, para estarmos a par dos acontecimentos de outras Regiões!

    Aqui está o meu manifesto a respeito das Ondas Curtas, sugerindo um Novo Plano de Ondas Curtas para o Brasil, fazendo uma “faxina” em muitas Emissoras que vemos por aí, principalmente, na programação e comportamento em se comunicar!

    Atenciosamente,

    Domingos Alfredo Loss
    Radioamador – Prefixo: PP 1 ACA
    Colatina – Espírito Santo

  2. francisco nunes says:

    estou ouvindo nesse momento a radio aparecida em 9630 ja com interferencia gostei de saber que tem gente que gosta de ondas curtas o(o radio que estou ouvindo e minha fabricação estou colocando ate 16m)

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *