ONU inaugura exibição com desenhos de Oscar Niemeyer

Arquiteto, que morreu em dezembro, integrou o conselho de 11 profissionais que planejaram a sede das Nações Unidas, em Nova York; mostra será encerrada em 7 de maio.

Mídia | Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas inauguram, nesta quarta-feira, uma exibição com desenhos do arquiteto Oscar Niemeyer durante a construção da sede da organização, na década de 40. O evento, batizado de Tributo a Niemeyer e ao Conselho de Desenho das Nações Unidas, será aberto com uma cerimônia na Assembleia Geral.

Construção

Devem discursar o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, a embaixadora do Brasil, Maria Luiza Ribeiro Viotti, e o presidente da Assembleia Geral, Vuk Jeremic. Niemeyer, que morreu em dezembro aos 104 anos de idade, era o mais jovem do grupo de 11 arquitetos renomados. Em sua última entrevista à Rádio ONU, ele falou sobre a época em que esteve em Nova York trabalhando na construção do prédio.

“Eu gostei muito do (Wallace K.) Harrison, do Abramovitz, foram sempre muito corretos comigo. De modo que o ambiente foi sempre muito favorável. Eu estava com a minha mulher, andava com ela pela cidade, ia ao teatro, ia à livraria, normal… Gostei muito de Nova York, do povo americano, um ambiente muito… um prazer de estar lá.”

Vídeos

A exibição com os desenhos de Oscar Niemeyer na ONU também contará com vídeos da época da construção e imagens raras de Niemeyer e outros prossionais liderados pelo arquiteto americano Wallace K Harrison. A cerimônia será apresentada pelo subsecretário-geral de Comunicações e Informação, Peter Launsky-Tieffenthal. O evento terá cobertura pela internet a partir de 5 da tarde em Nova York, 6 da noite, horário de Brasília.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *