ONU sublinha mulheres e “cyber-bullying” no Dia Mundial da Informação

Dia é observado nessa quinta-feira; Ban diz que tecnologia pode beneficiar, mas também causar danos.

MÍDIA | Camilo Malheiros Freire, da Rádio ONU em Nova York *

Em mensagem para o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, sublinhou o papel da tecnologia na defesa dos direitos humanos, em particular o de meninas e de mulheres. O Secretário-Geral acrescentou que a tecnologia pode também causar danos. Ele realçou que o tráfico de meninas e mulheres, é  possível através do uso de celulares e de computadores, por exemplo. Ban disse ainda que o “cyber-bullying”, ou o assédio através dos meios de comunicação, é frequentemente direcionado a meninas e mulheres.

Ele afirmou que as tecnologias de comunicação podem beneficiar o público feminino, aumentando, por exemplo, a competitividade  no mercado de trabalho e criando redes sociais de mobilização para a defesa de seus direitos.

A educadora e psicanalista Maria Inez do Espírito Santo falou com a Rádio ONU, do Rio de Janeiro, sobre a questão.

“Hoje em dia isso é através do telefone celular, que fotografa em qualquer lugar, da internet, das redes sociais. Isso cai em uma dimensão difícil de controlar. E a invisibilidade, a proteção que a internet garante, favorece e estimula essa crueldade.”

Para Maria Inez, a resposta ao “cyber-bullying” está na proteção dada às crianças durante sua formação.

“O que o Estado, em que os governos, em que a legislação pode ser mudada; nada poderá vir de fora para dentro. As coisas têm que brotar e ter coerência para que elas funcionem. Porque, tudo bem, precisam ser criadas leis para normatizar. Mas se não houver comprometimento das pessoas, se não houver o acompanhamento de quem cuida das crianças, dificilmente essa criança ficará protegida.”

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, é celebrado nesta quinta-feira, 17 de maio, para marcar a assinatura da  primeira Convenção sobre Telégrafos em 1865.

*Apresentação: Leda Letra

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *