Oração do Radialista

microphone-1007154_1280Quando o assunto é rádio, o meu coração cavalga. Veja a Oração do Radialista, criada especialmente para o Caros Ouvintes.

Está fazendo o maior sucesso entre os colegas de todo o Brasil. Recebo diariamente pedidos de autorização para que ela abra programas. São mais de 1.000.

O meu filho (Léo Saballa Jr.), que é repórter da Rádio Gaúcha, foi numa formatura e, para surpresa dele, a turma imprimiu um calendário com a foto do grupo. No verso, lá estava ela, a Oração do Radialista, com crédito e tudo.

Então, vamos todos orar. 

Oração do Radialista

Senhor, faça deste microfone um condutor da verdade.

Mantenha-me firme e sereno para equilibrar o meu senso de justiça.

Direcione o meu conhecimento para produzir faíscas de esperança.

Não permita que me perca pelos caminhos distantes da razão.

Jamais deixe algum sentimento distorcer a essência do que precisa ser dito.

Senhor, ilumine as minhas palavras para que elas carreguem alento.

Conceda-me sabedoria para falar e bastante paciência para saber ouvir.

Inspira-me com bons pensamentos e que eu defenda apenas o que acredito.

Senhor, mantenha-me seguro todos os dias na sinuosa pista da humildade.

Que a minha voz se faça ouvir sem frieza nem sensacionalismo.

Livra-me da arrogância, do medo, da vaidade e da indiferença.

Evite que usem indevidamente a minha voz para prejudicar alguém.

Faça de mim porta voz da cidadania, da credibilidade e da isenção.

Senhor, impeça que eu induza a pré-julgamentos ou a condenações.

Corrija o meu excesso de individualidade e me torne mais flexível.

Dá-me firmeza para eu não escorregar nas armadilhas da palavra.

Senhor, proteja minhas cordas vocais, ferramenta do meu ganha pão.

Proteja, Senhor, a todos os meus ouvintes, razão do meu trabalho.

Ouça a seguir Oração do Radialista de Léo Sabala com trilha sonora do CD In My Time de Yanni e a interpretação de Sílvio Loddi.

(Postada originalmente em 16 de julho de 2005)

14 respostas
  1. Eliana de Carvalho says:

    Simplesmente linda esta Oração,é exatamente o que nós Radialistas sentimos e pedimos ao nosso Pai, o todo Poderoso,que nos deu o Dom da comunicação. Que ele abençõe as nossas PALAVRAS de cada dia amém. Grande abraço.
    Eliana de Carvalho- locutora – RÁDIO EDUCADORA 1.180 AM -São João do Ivaí Pr.

  2. natalia paulino de melo says:

    realmente é uma oração maravilhosa sou radialista embora não estou trabalhando na area mas faço a todo dia …….
    Natalia Melo

  3. jota oliveira says:

    *Este poema é de Rafael Gióis Martins Júnior, radialista, compositor, escritor e poeta. Paulista de Campinas, o saudoso amigo e colega, foi deputado estadual e federal por São Paulo. GIÓIA JR., considerado o maior poeta evangélico do Brasil.vc apenanas adapitou…

  4. GENETRIZ BUENO says:

    Um belo poema, se todos profissionais lembrasse de pelo menos agradecer ….. só que muitos nem se preoculpa. parabens….

  5. OTÁVIO SOARES says:

    LAMENTO INFORMAR QUE A REFERIDA ORAÇÃO É DE AUTORIA DE GIÓIA JÚNIOR. É POR DEMAIS CONHECIDA E CONSIDERO UMA FALTA DE ESCRÚPULO ESSA APROPRIAÇÃO INDÉBITA VERGONHOSA, COMO SE TODOS NÓS FÔSSEMOS IMBECIS, IDIOTAS E IGNORANTE. ISTO É CRIME!

  6. MARCIEL SENA says:

    LINDA , ESTA É ORAÇÃO QUE NÓS LOCUTORES , DEVERIAMOS INICIAR NOSSOS MANHÃ!

  7. paulo sergio frdeire says:

    É realmente uma falta de respeito com o autor, isso acontece muito com as bandas de musicas fazem um grande sucesso mas não divulgam o autor da musica e pra mim isso é uma imensa falta de respeito.

  8. Fábio Lima says:

    Pode ser de quem for…
    mais é linda do mesmo jeito

    Fábio Lima Locutor…

  9. Ana Paula Navarro says:

    Caros senhores Jota Oliveira, Otavio soares e Paulo Sergio Frdeire:

    Pesquisando melhor, descobri que a “Oração do Radialista”, do autor Rafael Gióia Martins Jr., é bem diferente desta. O referido texto está no link: http://www.josedomingos.com.br/?p=3588

    Diante do exposto, me senti obrigada a publicar este post (com a referida oração abaixo), para evitar que haja algum julgamento injusto com o autor Léo Saballa.

    ORAÇÃO DO RADIALISTA?

    31/10/2009

    Enviado por José-Maria Pizarro

    *Por Rafael Gióia Martins Jr.
    Graças te dou, Senhor, por este microfone, por onde minha voz de esperança e de crença pode chegar a todos e nos mistérios da saúde e da doença levar consolo para os que se queixam, levar alento para os que se desanimam, levar tranquilidade para os que estão angustiados.
    Graças te dou, Senhor, por este estúdio que se transforma em púlpito e em tribuna, em mesa amiga que distribui o pão, sem indagar do amigo qual o seu nome, de onde ele vem, para onde ele vai, em que ele crê, quais seus vícios e suas virtudes, qual seu ânimo e que utilidade tem a sua vida.
    Graças te dou, Senhor, pela técnica de som dando à voz os caminhos de que ela precisa, no timbre necessário, no volume preciso, com a moldura da música ou a expressão do silêncio para que ele chegue aos hospitais como visita aguardada, às cadeias como companhia necessária, aos lares na hora quente do retorno para o jantar, à dona de casa em sua luta dura, ao trabalhador na hora aflitiva do retorno, ao motorista de praça em cujo rádio está o descanso, ao salão de barbeiro, à escola, à oficina, ao recolhimento do operário em construção, ao guarda da noite, à enfermeira e ao médico, ao jovem com sede e ao velho com saudade, ao campo e à cidade.
    Graças te dou, Senhor, pelos companheiros que me deste na hora em que todos estamos no mesmo barco, dos que selecionam música ao que equilibra a sintonia, do que recebe na portaria, ao que vigia no transmissor: por esses companheiros, meus irmãos, minha equipe, Graças te dou, Senhor.
    Graças te dou, Senhor, pelas conquistas da técnica, pelos estúdios, pelas mesas de som, pelos discos cantando mil histórias, umas de muito rir, outras de algum chorar,pela torre agressiva, pelo ar em que as ondas sonoras se irradiam, mas acima de tudo, Graças te dou, Senhor, pela presença do homem em tudo isso, domando o som, catequizando as sombras, disciplinando a luz.
    Graças te dou, Senhor, pelos milhões de receptores nos automóveis e nos lares, na casa humilde perdida na floresta, no apartamento debruçado sobre o abismo da cidade, onde a nossa mensagem se espalha como semeadura que a Tua graça abençoa da maneira mais rica e encontra a terra boa e a comunicação floresce e frutifica.
    Graças te dou, Senhor, enfim, pelo instante maior da transmissão, porque o milagre se realiza em mim desta fecunda multiplicação, quando a voz que me deste, é como novo peixe e novo pão, por tuas santas mãos espalhadas nos cestos alimentando nova multidão.

    *Este poema é de Rafael Gióis Martins Júnior, radialista, compositor, escritor e poeta. Paulista de Campinas, o saudoso amigo e colega, foi deputado estadual e federal por São Paulo. GIÓIA JR., considerado o maior poeta evangélico do Brasil.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *