Orion será o sucessor dos ônibus espaciais

MILTON – Bom dia, Ethevaldo, como vai?

ETHEVALDO: Bom dia, Milton, bom dia, ouvintes. Tudo ótimo.

MILTON – Ethevaldo, que veículos vão substituir os ônibus espaciais?

ETHEVALDO: O sucessor dos ônibus espaciais será o ORION, veículo que está sendo desenvolvido pela NASA e terá formato muito diferente dos velhos ônibus espaciais, mais parecido com as cápsulas do Projeto Apollo.

Ele poderá ir muito mais distante do que os velhos ônibus espaciais – até a Lua ou talvez até Marte. O ORION é também chamado de Veículo Tripulado de Múltiplos Propósitos (Multipurpose Crew Vehicle ou MPCV).

MILTON – E enquanto o ORION não fica pronto quais são as soluções para o transporte de astronautas à Estação Espacial, por exemplo?

ETHEVALDO: O mundo tem hoje soluções transitórias, como é o caso dos foguetes Soyuz e Ariane 5. Aliás o Ariane pôs em órbita na semana passada o cargueiro espacial ATV-5, não tripulado, que leva mais de 20 toneladas de suprimentos para a Estação Espacial Internacional, entre oxigênio, água, combustíveis, peças sobressalentes, equipamentos e material para experiências a bordo.

MILTON – Como foi feito esse lançamento desse cargueiro espacial?

ETHEVALDO: O cargueiro ATV foi levado ao espaço no topo de um foguete Ariane 5, que é o mais poderoso do mundo, lançado do Centro Espacial da Guiana Francesa, Milton.

Depois de desligar-se do foguete e entrar em órbita a 260 km de altura, o cargueiro subirá automaticamente até alcançar a altura de 450 km para acoplar-se à Estação Espacial.

MILTON – E como o cargueiro faz tudo isso?

ETHEVALDO: Esse cargueiro é uma maravilha tecnológica, Milton. Ele usa seus próprios sistemas de energia (baterias e quatro grandes painéis solares) e sistemas de orientação (GPS e outros), em permanente monitoramento e contato com o centro de controle de Toulouse, na França.

O acoplamento final ocorre na próxima terça-feira, dia 12 de agosto. Seis meses o cargueiro vazio é lançado de volta à Terra e se desintegra na atmosfera.

MILTON – Ethevaldo, amanhã é sexta-feira, dia de falarmos sobre o futuro. Qual será o seu tema?

ETHEVALDO – Vou falar sobre o futuro da música na nuvem em 2025.

MILTON – Até amanhã.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *