Os 30 anos da Rádio Universal FM

Os 30 anos de uma das rádios mais importantes do Rio Grande do Sul passaram praticamente despercebidos. Também pudera: a situação da Universal FM, da Rede Pampa, é hoje bem diferente daquela de décadas anteriores, quando a emissora dos 97,5 MHz chegava a liderar a preferência dos ouvintes no segmento musical jovem. Por Luiz Artur Ferraretto

Bem diferente por um lado, a da estação, nos 103,9 MHz, que ostenta o nome Universal, talvez em um lance algo sentimental do empresário Otávio Dumit Gadret para com a sua primeira FM. Por outro, o espírito da antiga emissora segue presente nos 97,5 MHz, ocupados pela parceria do grupo gaúcho com a Jovem Pan FM.
De início, no entanto, a Universal, como as demais estações em freqüência modulada de então, volta-se para um outro tipo de público, mais adulto. Inaugurada pelo ministro das Comunicações, Euclides Quandt de Oliveira, em 17 de janeiro de 1977, a rádio, registra na época a revista Manchete, “é toda dirigida a um público de alto poder aquisitivo, com música criteriosamente selecionada”. A Universal, mesmo assim, já surge diferente. A respeito, Gadret vai recordar em uma edição comemorativa dos 60 anos do rádio brasileiro, organizada por outra revista, a Propaganda, em 1983:
– Nessa época, 1977, as rádios FM optavam por uma programação muito séria, só com músicas orquestradas e o próprio locutor era um tanto mórbido. A nossa estratégia foi fazer uma programação completamente antagônica àquela que vinha sendo feita até então. Só tocávamos músicas que também fossem cantadas, dávamos o nome da música e a hora certa ao fim de cada número, fornecíamos informações sobre o trânsito e valorizávamos bastante a música brasileira.


Rádio Universal: Ministro das Comunicações inaugura a emissora.

O sucesso da emissora em Porto Alegre vai levar o empresário a apostar nesta marca. Quando adquire, em 1978, um canal de FM em Florianópolis, este modelo da Universal – música com locução gravada – transfere-se para a capital de Santa Catarina, liderando durante um bom tempo a audiência na cidade. Esta outra Universal, tempos depois, seria negociada por Gadret.
Somente em 1983 a Universal FM vai optar pela comunicação ao vivo, com Júlio Fürst, pela manhã; Ivan Fritsche, à tarde; e Clóvis Dias Costa, à noite. A partir daí, a emissora passa a concorrer com força no segmento musical jovem. Com certa freqüência, lidera a audiência. E sofre com as investidas da Rede Brasil Sul de Comunicação, que contrata, em seguida, a cada grande momento da FM de Gadret, os principais profissionais da emissora. É o que ocorre, por exemplo, em 1995. No primeiro semestre, com a Universal FM crescendo até atingir a liderança geral em junho, a direção da RBS leva Mauri Grando, responsável pelo bom desempenho da emissora da Rede Pampa. Ele redefine o perfil da Cidade FM, em uma estratégia que beneficia também a Atlântida FM, outra estação família Sirotsky.


Audiência da Atlântida, da Cidade e da Universal (1995)
(Fonte: Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística)

Pelo lado da Rede Pampa, então, uma forma de sustentar melhor a concorrência vai ser a associação, a partir de 1997, à Jovem Pan FM, de São Paulo, cujo sinal ocupa, primeiro, os 104,1 MHz e, poucos meses depois, os 97,5 MHz, onde antes se sintonizava a Universal. A marca retornaria, anos depois, quando Otávio Gadret adquire uma estação na cidade de São Francisco de Paula, cujo sinal chega à capital gaúcha. Hoje, a programação, sem a comunicação ao vivo e o brilho de outros tempos, lembra um pouco aquela de três décadas, a dos tempos iniciais da Universal.

11 respostas
  1. paulo says:

    que saudade das borbulhantes da pepsi com bibo nunes e do ritmo 20 com clovis dias costa!!!!

  2. Vladimir Fontoura says:

    Que maravilha ver essa foto! Comecei na Universal FM e trabalhei nessa mesa,uma RCA com muitos recursos(para a época).

  3. Fabiano Pereira (DJ Fabiano) says:

    Eu era louco por essa rádio, então decidi ser locutor, pena que ela não existe mais pois meu sonho era trabalhar lá.
    Tchu Tchu Tchuru!!! Universal!!!

  4. Edson oliveira says:

    05 de março de 2012 passaram 15 anos que falta faz a universal fm,a joven pam deve estar pagando mt bem,para o gadret nao desfazer essa parceria alias essa poorcariia…que saudades toque direto,lets dance,giro 97,borbulhantes da pepsi,agente 97,mala direta,madrugada universal…

  5. Andre says:

    VOLTA RADIO UNIVERSAL FM 97.5 !!!!
    A melhor rádio da capital gaúcha no seguimento jovem, por que temos que estar ouvindo coisas de São Paulo ??? Por que não fazemos de novo nossa programação local com comunicadores e djs aqui do sul e marcando o radio como antes ???
    Saudades da Interação com os ouvintes como existia na época do Bibo Nunes , entre outros comunicadores, CHEGA DE RADIOS COMPUTADORES !!! MUSICAS REPETITIVAS!!!
    …queremos programação local , ao vivo , interação com ouvinte…
    Mas tem que ser com a Universal… só ela tem a eterna magia de deixar agente sempre jovem…, volta lets dance, giro 97, madrugada universal, armação universal, e sem falar nos programas de flasch back…. que saudades!!!
    Jovem Pan…. ja deu o que tinha q dar . Ela deveria ficar na frequencia 100,5 mhz onde começou. Não somos paulistas ..Somos gAuchos…Queremos radio de verdade! Volta Universal.

  6. Janaína says:

    Não poderia ter nos acontecido isto!!!! Ficar sem a continental foi deprimente!!!

  7. Anderson Ribeiro says:

    Cara eu vivia la na radio kkkkkkk levava lanche para os caras e ganhava discos adesivos e ate atendia os recados dos ouvintes muito bom aquele tempo meu sonho também era trabalhar lá. Pena que acabou porcaria essa jovem pan mas é a realidade tempos novos!

  8. Fagner P. says:

    Uma das maiores perdas das rádios, uma lástima isto, eu era APAIXONADO pela UNIVERSAL-FM, a melhor rádio, dosparada! Segmento jovem não tinha pra ninguém…programação local, nossa, sons e tendências das festas Portoalegrenses e gaúchas, lançando moda sempre, do nosso jeito…tenho o dia do fim da Universal muito marcada na minha memória, muito mesmo, muito triste! Daí trocam por questões financeiras uma programação excelente para no mesmo dial ceder espaço pra Jovem Pan Paulista, um horror isto, vejam aqui pessoal, o último dia a última progrmação da Universal, é triste, de chorar, mas escutem…A Locução é do Bibo Nunes, grande Dj e locutor, outra personalidade que marcou lá dentro!

    http://www.youtube.com/watch?v=ok6aOCdt57c

    saudades UNIVERSAL FM…

  9. Rúbia Guimarães says:

    Eu tinha 11 anos e escutava a radio era apaixonada por ela e seu locutores lembro até hj da músicas programas como as Borbulhantes da pepsi das 18:00hs as 19:00hs com Bibo Nunes e outros meu preferido Marcos Galvão, Adriano Domingues Nossa quanta saudades melhor radio que existiu.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *