Os Alucinados 1

Grupo musical que surgiu em Florianópolis por volta de 1963, seguindo a influência que os Beatles tiveram na juventude daquela época. Era formado por garotos de 15 a 17 anos que, com algum sacrifício, adquiriram suas guitarras, contrabaixo e bateria, tocando em festas e clubes da Capital.
Por Paulo A Duarte  

O clube Limoense, do Saco dos Limões, realizava as chamadas domingueiras, geralmente usando discos de vinil que eram rodados em toca-discos conectados a caixas de som. As músicas eram muito variadas porque os freqüentadores eram pais com seus filhos. Mas a onda da Jovem-Guarda já estava em moda.
E foi numa dessas domingueiras que Os Alucinados foram convidados a fazer uma apresentação de meia hora. Mas a animação foi tanta que o grupo acabou tocando até cinco horas da manhã. Ninguém estava acostumado a tocar tanto tempo assim e o que aconteceu foi que eu tive de dormir naquela segunda-feira com a mão esquerda dentro de uma bacia com água e sal. Como eu tocava violão-elétrico, com cordas de aço, os dedos ficaram machucados e latejando. Depois desta apresentação, fomos contratados para comparecer todos os domingos, às vezes sábado, para tocar no Limoense.
Fizemos também um “jingle” para uma loja de roupas (Casa Rosana). Este trabalho foi gravado, em disco vinil 45 rotações, no estúdio do Hélio Kersten, que ficava na Rua João Pinto, perto da Rádio Guarujá. Era uma música muito curta que dizia: Compre toda semana / Na Casa Rosana. Apenas isso. Certa vez, tentei recuperar este jingle e descobri o Hélio Kersten trabalhando na “Casas da Água” de Campinas, quando então ele me disse que já havia dado fim em todos os seus antigos rolos de fita. Foi uma pena.
Outro fato marcante de nosso grupo foi ter participado da inauguração da boate do Oscar Palace Hotel, Avenida Hercílio Luz, representando o lado jovem da música da nossa ilha, já que lá estavam alguns músicos consagrados, considerados da velha-guarda, tais como Aldo Gonzaga (pianista), Neide Maria (cantora) e Demaria (contrabaixista). Não me recordo bem, mas acho que foi em 1964 ou 1965. Já tentei recuperar esta data junto ao hotel, mas não tive êxito.
Nas próximas duas semanas conto um pouco mais, apresento uma relação de todos os participantes e foto de uma de nossas performances.
Para contato: [email protected] ou 48 3244 5819


{moscomment}

3 respostas
  1. Vivian Coronato says:

    Olá!

    Pesquisando nas colunas sociais dos jornais aqui da Ilha, deparei-me com a menção na coluna o Zury que:
    “Quinta-feira à noite aconteceu no Oscar Palace, uma reunião dançante com um desfile de modas, promovido pelo Oscar Magazine e apresentado pelo cronista social Celso Pamplona.Neide Maria deu ‘show’ com seus sucessos e os ‘Alucinados’ um bom sexteto também deu ‘show’, musicado.” 20set1964p.2

    Não parece ser inauguração da boate…Não vi nenhuma nota nestes anos sobre isso..Mas é uma data em que tocaram no Hotel!

  2. Zulmar quadro says:

    Meu nome é Zulmar Quadro. Eu era solista de guitarra e participava como músico dos “Os Alucinados”. Lembro que lá estávamos tocando convite do hotel para inauguração da boate. Que SAUDADES. Abraços.

  3. Zulmar quadro says:

    Meu nome é Zulmar Quadro. naEu era um dos partipantes do conjunto “Os Alucinados e tocava guitarra solo. Lembro que fomos convidados a fazer uma apresentação musical (o que fizemos) pelo Hotel quando da inauguraçaõ da Boate. Que Saudades.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *