Os primórdios de Xanxerê e a colonização do Oeste Catarinense

Jornalista e pesquisador, Mário Xavier Antunes de Oliveira, gaúcho integrado à vida catarinense desde 1985, com o livro “O Coronel Freitas e a Colônia Militar do Chapecó” brinda seu público com um relato de particular importância para a história de Santa Catarina.

Mario Xavier

O livro, como assinala o professor Paulo Pinheiro Machado, no Prefácio, “É o resultado de uma investigação de fôlego sobre arquivos de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, do Paraná, do Exército e de outros acervos. O texto é de leitura fluente, dirigido ao público em geral, sem perder em profundidade e em utilidade para os estudos acadêmicos mais especializados. A obra faz uma importante recuperação iconográfica, trazendo grande número de fotografias dos militares e colonizadores e publicando mapas antigos, muitos inéditos, dos sertões e povoados do Sul do Brasil”.

O Coronel Freitas e a Colônia Militar do Chapecó – Os primórdios de Xanxerê e a colonização do Oeste Catarinense, será lançado pela Editora Insular, às 19h00 do dia 18/02, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis.

Informações mais detalhadas e completas podem ser acessadas no podcast que acompanha esta matéria e no https://www.facebook.com/joaojoseoliveirafreitas onde há um relatório cronológico desde o projeto inicial até os dias presentes.

A entrevista foi gravada na Cafeteria Bianco Nero – Ciocolato Caffé & Gelato, térreo do Beiramar Shopping. O som ambiente é parte da autenticidade do registro.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *