Os sonhadores – Iran Manfredo Nunes

Língua afiada, perspicaz e observador, Iran é o cara que conhece todo o mundo de rádio, que é amigo de todo o mundo que trabalha em rádio e que todo o mundo de rádio gosta dele. Exagero? Para responder, conheça a fera primeiro.
Por Antunes Severo


Transmissão direta da Assembléia Legislativa. Rádio Diário da Manhã, 1956.

Virou rotina aqui na redação do Caros Ouvintes, quando está difícil de localizar uma informação:
– Iran, tu lembras do Luiz Eugênio?
– Claro. Ele deve estar em Ponta Grossa, no Paraná. Ele tava meio perdido por aqui, falou comigo e eu lembrei que a Nanci Domaria estava por lá e pedi pra ela dar uma força.
– Iran, to precisando contatar com o Celso Freitas. Sabes o telefone ou e-mail dele?
– Olha, ele está na Record, mas mantém o telefone do Rio. É…
O Iran é assim. Sempre, desde que o conheci em 1956 como locutor substituto (clandestino) do irmão Ciro Marques Nunes. Sim, locutor clandestino porque ele não era funcionário da emissora, ele cobria as escapadas do Ciro que trabalhando a noite, dava umas fugidinhas para falar com a namorada. Um dia, ou melhor, uma noite, o Chiquito Mascarenhas, diretor da rádio, apareceu na emissora e encontra o Iran fazendo locução. Explicados os “motivos” o Chiquito que era só coração, resolveu na ora:
– Ta bom. Amanhã tu apareces no escritório para regularizar a situação. Tu ta contratado também.


Bons amigos: Iran, sob a proteção do rádio-técnico Osni, distribui cigarros para os irmãos Zigelli e para Alfredo Silva, todos colegas da Rádio Diário da Manhã.

Em 1965 Iran continua na Diário da Manhã como locutor, comercial, noticiarista, radioator e produtor de um programa de variedades apresentado às 11 e meia da manhã: O Encontro Marcado. É desse programa a entrevista memorável com a divina Elizete Cardoso.
Elizete veio a Florianópolis a convite do Country Club para fazer um show que quase vira tragédia. O melhor mesmo é você ouvir o programa que está mastigadinho em fatias muito apetitosas. Clique no título de cada segmento abaixo.
1. Abertura – O prefixo do programa é algo fora do comum. Foi gravado por um conjunto musical formado por Mórmons que faziam turnê pelo Brasil. A entrevista foi gravada no estúdio do palco auditório da Diário da Manhã, no primeiro andar do edifício INCO, na praça XV de Novembro.
2. Um fã de Elizete assalta uma loja de discos em Niterói e leva alguns elepês. O curioso é que ele não tinha eletrola (toca-discos).
3. Elizete foi se não a única, uma das primeiras a interpretar música clássica em shows públicos. Ela cantou as Bachianas Brasileiras nº 5 de Villa-Lobos.
4. Elizete canta Canção de Amor de Helano de Paula e Chocolate.
5. Manoel da Conceição – o mão de vaca – um dos gênios do violão acompanha Elizete em seus shows. Nesta gravação ele dá uma “palinha” fazendo solos de algumas das músicas mais lindas da MPB. Vá até o final da faixa porque tem surpresa.
A ficha da fera
Iran Manfredo Nunes, é natural de Florianópolis. Nasceu dia seis de março de 1934. É o mais jovem de uma família de seis irmãos em que todos trabalharam em rádio: Osni (operador de som); Cora (radioatriz); Ciro (locutor, redator, produtor); Lilica (radioatriz);
Nívea (locutora e radioatriz). Iniciou a carreira como locutor substituto do irmão Ciro Marques Nunes na Rádio Diário da Manhã, em 1955. Atuou como locutor comercial, repórter e noticiarista. Na Acaresc, atual Epagri integrou a equipe de apresentadores dos programas produzidos para o público das áreas rurais. Atualmente, vive em Florianópolis, morando no Rio Vermelho, n norte da Ilha.
Próxima atração:
Ecos do tempo – Capítulo inédito com imagens de Dilson Ribeiro e áudios do acervo de Iran Manfredo Nunes. Imperdível.


{moscomment}

3 respostas
  1. karla Patricia furingo / Buenos Aires says:

    Hola Iran tudo bem? tanto tempo Parabens muito lindo tudo o que fala sobre voce me indentifico muito com voce as fotos estao lindas!!! adorei mesmo e sou uma eterna sonhadoura por favor entra en contato comigo sim !!! continuo morando aqui em Buenos Aires Argentina te desejo tudo de bom!!!! beijos sou eu karla Patricia e meus filhos lucas Eduardo,Jesica Tatiana e a pequena Giuliana Daniela de 5 meses beijao saudades!!!!!!

  2. karla Patricia furingo / Buenos Aires says:

    okey obrigado um abraço a todos muita sorte!!!!!!

  3. Denise Caminha Nunes says:

    Ainda escreverei um livro sobre meu pai, Iran Manfredo NUnes…todos irão gostar.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *