Os Sonhadores – Acy Cabral Teive

O maior tempo de permanência de um profissional no rádio de Florianópolis é de Acy Cabral Teive. Começa redigindo notas para o programa esportivo do serviço de alto falantes que deu origem à Rádio Guarujá em 1943 e se aposenta no final dos anos de 1990 na condição de diretor geral da emissora pioneira de Florianópolis.
Por Antunes Severo

Uma vida dedicada ao rádio em uma única emissora. Com tenacidade, sem arrogância, com humildade e muita discrição, Acy Cabral Teive, o filho do seu Raimundo e da dona Jocelina, sobe todos os degraus possíveis na hierarquia da ZYJ-7, Rádio Guarujá, “A mais Popular”.


Acy recebe de Alan Braga a comenda de reconhecimento público.

Acy Cabral Teive, um dos pioneiros do rádio em Florianópolis, nasceu no dia 30 de agosto de 1926, na Rua Uruguai, que depois passou a se chamar Francisco Lins e hoje é a Rua Hermann Blumenau. Membro de uma família de dez irmãos, logo começou a trabalhar como Office-boy e auxiliar de escritório na loja A Modelar. Ainda garoto o pequeno Acy mostra-se apreciador de música clássica. Por isso, desde os primeiros momentos se interessa pela programação do serviço de alto-falantes Guarujá instalado, bem ali no centro, pertinho do seu local de trabalho.

Desportista, começa colaborando com o noticiário esportivo do novo meio de comunicação, até ser convidado a ingressar na recém criada Rádio Guarujá na função de auxiliar de escritóri