Patrono da imprensa no Estado é homenageado

O lagunense Jerônimo Coelho (1806-1860), fundador do primeiro jornal a rodar na então província de Santa Catarina, receberá destaque da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) dentro da programação dos 184 anos do surgimento da imprensa no Estado.

Jerônimo Coelho, fundador do primeiro jornal a rodar na então província de SC - AgenciaAL

As homenagens ao fundador do jornal O Catharinense e patrono do jornalismo de SC ocorrem hoje, em Laguna, e amanhã, em Florianópolis.

O Catharinense foi criado em 1831, na capital Desterro (hoje Florianópolis), quando Jerônimo Coelho tinha apenas 25 anos. O semanário durou cerca de um mês, mas é considerado o pontapé inicial do jornalismo no Estado. Hoje, restam alguns poucos exemplares do jornal, que estão na Fundação Biblioteca Nacional (no RJ) e na Biblioteca Pública de SC. Já o maquinário usado para imprimi-los está no Museu Anita Garibaldi, em Laguna.

O evento no Sul do Estado, em Laguna, começa às 10h de hoje. Será na praça que levo o nome de um dos lagunenses mais ilustres, no centro histórico. Também estão previstas visita ao Cine Mussi e uma palestra do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que é natural do município.

Já em Florianópolis a homenagem será amanhã, também às 10h. A comemoração do Dia da Imprensa Catarinense e do aniversário do Catharinense será na Praça XV, junto ao busto de Jerônimo Coelho, em Florianópolis.

(Por Diário Catarinense, 27/07/2015]

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *