Paulo Tapajós: sua história se confunde com a história do rádio no Brasil

Um homem do rádio. O produtor em destaque neste Memória Rádio Mec não apenas fez rádio no Brasil, mas podemos dizer que ele foi um dos que fez o rádio brasileiro; que deu forma, vida e cor à maneira como o Brasil conheceu o rádio em sua era de ouro: Paulo Tapajós.

 

Cantor, compositor, produtor e radialista, sua história com o rádio começa quando ele, ainda bem jovem, com apenas 15 anos, estreou nas ondas da Rádio Sociedade como atração musical, com o trio Irmãos Tapajós, em 1928.

Em sua trajetória como cantor e compositor, acompanhou e promoveu o desenvolvimento da música urbana brasileira. Foi um dos produtores mais importantes da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, tendo sido responsável por programas como “Um Milhão de Melodias” e “Quando os Maestros se Encontram”. Atuou também na Rádio Tupi e na TV Rio.

Na década de 1970, Paulo Tapajós emprestou seu talento, repertório e conhecimento enciclopédico da música brasileira, a programas do Projeto Minerva, produzidos na Rádio MEC.

O Memória Rádio MEC apresenta trechos de duas de suas produções para o Projeto Minerva: “Nosso Domingo Musical” e “Histórias de Engambelar”.

A série Memória Rádio MEC, dedicada a produtores e programas, vai ao ar sempre na madrugada de quarta para quinta, à meia-noite e meia, com reprises nos finais de semana.

(EBC, 23/11/2016)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *