Pioneira PRC-4, oitenta anos no ar

João Medeiros e a filha

Em que pesem as divergências entre pesquisadores da historia da radiodifusão em Santa Catarina, a Rádio Clube de Blumenau – primeira emissora do Estado – completa 80 anos de pioneirismo e bom convívio com seus fiéis ouvintes do Vale do Itajaí. Uma síntese da cronologia da emissora criada por João Medeiros Júnior está no blog do Adalberto Day, incansável divulgador da história de Blumenau e de suas conquistas. A Rádio Clube deu origem à rede de Emissoras Coligadas que por sua vez levou à criação da TV Coligadas, também emissora pioneira em Santa Catarina. Atualmente a emissora pertence à Família Vieira, filhos e netos do fundador da Rádio Nereu Ramos, também de Blumenau.

Atualizando À propósito, o Zé Pfau (José Geraldo Reis Pfau) faz as seguintes provocações aos estudiosos da matéria: Imagine o que foi para ser a primeira de Santa Catarina, porque o Medeiros conseguiu? Por ser um Rádio Amador? Quem deve ter sido o personagem político que ajudou a conceder a rádio pra ele? Imagine o lado político militar, pois em seguida teve a guerra e como ficou uma emissora de rádio num território totalmente alemão…. Coidiloco. Acredito que nós de Blumenau nunca tivemos grandes expressões politicas no governo. Certamente Floripa estava mil anos mais na frente.

Categorias: Tags: , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

4 respostas
  1. Adalberto Day says:

    Grande amigo Antunes Severo
    Obrigado por reporoduzir nosso Blog sobre os 80 anos da PRC4 Rádio clube de Blumenau, com a colaboração do meu irmão de coração José Geraldo reis Pfau.Ficou show
    Abraços
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

  2. Maria Stela Medeiros Piazera says:

    Ficamos muito satisfeitas com o reconhecimento dos feitos de tio João.Além de ser um pioneiro, era um homem de grande carisma.Lembro desta foto estar num porta retratos,na casa da Vovó .É uma grata recordação.
    Maria Stela Medeiros Piazera

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *