Pós-graduação discute a Esfera Pública e Direito à Informação

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina promove na quarta-feira, 29 de abril, às 14h, na sala 141 do prédio A do Centro de Comunicação e Expressão (1º andar do bloco A do CCE)  a palestra “Esferas Públicas e o Direito do Público à Informação”, com a professora France Aubin, da Université du Québec/Trois-Rivières, Canadá. Entrada franca com direito a certificado.

Resumo 

O conceito de esfera pública é  central na teoria da democracia. Sem esfera pública, a democracia não é possível. Em regimes democráticos, como o Brasil e no Canadá, há muitas esferas públicas:  esferas públicas institucionalizadas, esferas públicas autônomas e esferas públicas de oposição. O que fazemos em todas essas esferas? Nós discutimos, nos comunicamos. Ainda existem limites para a discussão, seja em formas de exclusão de certos públicos ou seja ameaças à direito do público à informação. A professora Aubin as apresentará brevemente antes de falar um pouco sobre o seus tema de pesquisa.

France Aubin é professora do Departamento de Letras e Comunicação Social da Université du Québec em Trois-Rivières (Canadá). Faz pesquisas sobre a governança da cultura, da comunicação e da informação. Sua pesquisa atual é parte de uma abordagem multidisciplinar, enraizada na filosofia e sociologia política. Aproveitando o seu ano sabático, ela trabalha em várias questões, incluindo a da evolução comparativa dos direitos de autor (Canadá, França e Brasil) e a do acesso dos cientistas intelectuais à esfera pública midiática no Canadá e no Brasil. Em sua pesquisa sobre direitos de autor, procura entender as principais diferenças legislativas entre os países.

[UFSC, 22/04/2015]

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *