PRAA, a primeira radiodifusora do país

O nascimento do rádio no Brasil pode ser contado por muitos episódios que vão das pesquisas do padre Landell de Moura no final do século 19 aos festejos do Centenário da Independência do Brasil, em 1922. Landell atualmente está sendo reconhecido como inventor do rádio, da televisão e do telefone e o médico Edgard Roquette-Pinto é considerado o “Pai do Rádio” no Brasil. Nascido no dia 25 de setembro de 1884, em sua homenagem, comemora-se nessa data o Dia da Radiodifusão. Dentre os artigos selecionados que vimos publicando desde o início do mês destacamos Roquette-Pinto, o rádio e o cinema educativos. É um estudo da professora Vera Regina Roquette-Pinto publicado originalmente na revistausp por ocasião das comemorações dos 80 anos de rádio. Leia aqui. (Texto corrigido por indicação do leitor Wagner Baggio, a quem agradecemos).
Categorias: Tags: , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

2 respostas
  1. Wagner Baggio says:

    Gostaria de entender essa data, esse século

    pesquisas do padre Landell de Moura no final do século IXX aos festejos do

  2. Antunes Severo says:

    A data se refere ao final do século 19, por volta de 1895. Você pode encontrar mais referências no site da Fundação Landell de Moura.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *