PRB-2: Mais dados sobre o início da Rádio Clube Paranaense

Memórias | Capítulo 13 | Mais informações – Parte 1

Em junho de 1981, durante as comemorações do 57º aniversário da Rádio Clube Paranaense, tive o prazer de receber uma carta do Sr. Arno Feliciano de Castilho que foi Diretor Técnico dessa emissora em 1932. Percebendo o meu esforço na busca de informações sobre a Bedois, ele me passou algumas e citou alguns nomes que disse não poderiam ser esquecidos. Eis algumas delas. “Foram o Dr. Flávio e Lívio G. Moreira que, em 1909 fizeram em Curitiba as primeiras experiências da transmissão de sinais através do éter, ou seja sem fio”. Eugênio Hauer foi quem, na qualidade de Distribuidor dos radioreceptores Philips, emprestou o primeiro transmissor de radiodifusão e que já irradiava durante o dia e a noite. Antes disso o Rádio Clube Paranaense operou um pequeno transmissor instalado no porão da residência do Sr Pedro Lapalu Deffes, passando depois a funcionar na cobertura da sede do Clube Curitibano, na Rua XV de Novembro esquina de Barão do Rio Branco, então sob a responsabilidade do Sr. Oscar Peixoto. Após essa fase é que o Sr. Eugênio Hauer, sócio da Casa Metal, conseguiu que a Philips cedesse um transmissor de 50 watts que funcionava durante o dia e a noite sob o patrocínio da Casa Metal e da Philips S/A. Nesse período era Presidente do Rádio Clube Paranaense, ainda sociedade civil, o Dr. Flávio Luz.

Em 26 de abril de 1934 o Sr. Severiano Justi, que era então detentor da concessão de exploração comercial do Rádio Clube Paranaense, comprometeu-se a transferir a concessão aos senhores Edgar Withers e Arno Feliciano de Castilho que, entretanto, cederam os direitos às firmas Santos & Irmãos, Byington & Cia e, se não me engano, ainda a Irmãos Demeterco e Minerva S/A. Foi quando surgiu o Rádio Clube Paranaense PRB-2 como Sociedade Comercial de fato”.

Arno Feliciano de Castilho e Ubiratan Lustosa.Eis alguns nomes citados pelo Sr. Arno Feliciano de Castilho como merecedores de destaque:

“Dr. Flavio Luz, Olivio G. Moreira, Fido F. Fontana, Oscar J. de Plácido e Silva, Fernando Cretella, Eugênio Hauer, Pedro Lapallu Deffes, Oscar Peixoto, Euclides Requião, Gastão Chaves, Alcebíades Muniz, Severiano Justi, Edgar Withers, Levy Souza, Betinho Guelbeck e Carmen Mariante.”

Escreveu ele: “Cabe destacar, também, o então Interventor Manoel Ribas que não só doou o principal material para a montagem do transmissor de 1 Kilowatt como ainda cedeu, também, o Belvedere do Alto de São Francisco onde a Bedois funcionou por muitos anos”. O Sr. Arno Feliciano de Castilho foi proprietário da Rádio Marumby, tendo como sócio o Sr. Tobias de Macedo Junior.

Ubiratan Lustosa. O Rádio do Paraná – Fragmentos de sua história. Curitiba, 2009. Instituto Memória, Editora e Projetos Culturais. 41 3252 3661. www.institutomemoria.com.br

Categorias: Tags: , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

2 respostas
  1. jair rodrigues de mello says:

    Bonitas lembranças dos amigos da B2 fui técnico eletronico muitos anos logo apos o passamento do meu grande mestre Arthur Kurt Mendes tenho muitas saudades de todos Dr Ubiratã Lustosa kleina Lombardi Jr Dom Pedro Fedalto Monsenhor Vicente Vitola na época fis concurso passei a trabalhar na hoje extinta Radipar orgao estatal hoje sou diretor da Radio Comunitária Ativa fm de Ibaiti Pr voltei a minha terra natal. grande abraço a todos .O site da emissora é ativafmibaitipr.com.br

  2. jair rodrigues de mello says:

    EU JAIR RODRIGUES DE MELLO POR MUITOS ANOS TÉCNICO ELETRONICO DA MAIOR POTENCIA RADFIOFONICA DO PARANÁ QUANDO VEJO AS FOTOS DOS TRANSMISSORES DA UMA LEMBRANÇA MUITO BOA E SAUDADES DOS AMIGOS RADIALISTAS QUE MODULARAM AS ONDAS SONORAS DESSA MAGNIFICA EMISSORA HOJE EU MORO EM IBAITI PR TEMOS UMA RADIO COMUNITARIA ONDE SOU O PRESIDENTE ATIVA FM VEJA NOSSO SITE http://WWW.ATIVAFMIBAITI.COM.BR ABRAÇO A TODOS OS SAUDOSISTAS. A VIDA É ASSIM

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *