Primeiras estações brasileiras de radiodifusão

O tema vem à propósito da matéria PRC-4 Rádio Cultura? que apresenta o mais recente estudo do jornalista e escritor – e também colaborador voluntário do site Caros Ouvintes – Carlos Braga Mueller.

Diante das dúvidas levantadas, pelo menos uma delas – referente ao prefixo da primeira emissora catarinense – podemos acrescentar dados da época, pois que nossa fonte está fundamentada na publicação da “Relação das Estações Brasileiras de Radiodifusão”, estampada à página 43, da edição nº 49 de 19/09/1936 da revista Carioca do Rio de Janeiro.

De acordo com a publicação, a PRC-4 Rádio Clube de Blumenau é a 19a. emissora de rádio licenciada no país, conforme detalhe da página destacado acima. À época já existiam 65 emissoras em funcionamento no Brasil.

Em Santa Catarina, somente cinco anos após foi instalada a segunda estação: a  Rádio Difusora de Joinville, seguindo-se a Difusora de Itajaí, em 1942; a Guarujá de Florianópolis, em 1943 e a Catarinense de Joaçaba, em 1945. (História do Rádio em Santa Catarina. Ricardo Medeiros e Lúcia Helena Vieira. Florianópolis: Editora Insular, 1999).

Categorias: Tags: , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

2 respostas
  1. Carlos Braga Mueller says:

    Prezado Antunes Severo,

    Agradeço a informação, pois há tempos eu estava correndo atrás de uma relação como a que você publicou.
    Sabe-se que João Medeiros Júnior havia solicitado o prefixo da sua emissora muito tempo antes de recebe-lo.
    Na fila da burocracia, ou pela agilidade de outras que a antecederam no pleito, a
    PRC-4 Rádio Club de Blumenau aparece na relação oficial em 19º lugar, o que não lhe tira o mérito do pioneirismo em SC.

    Abraços
    Carlos Braga Mueller

  2. Antunes Severo says:

    Carlos caríssimo, parabéns pelo teu trabalho.
    O pioneirismo de Santa Catarina também é destacado se olharmos por Estado, onde aparece em oitavo lugar.
    Pela ordem, os primeiros estados a ter uma estação de rádio, foram: Rio de Janeiro (Distrito Federal na época), Bahia, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Minas e Rio Grande do Sul.
    Abraço fraterno.

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *