PRODUÇÃO DE RADIONOVELAS NA COMUNIDADE

A Sandra Marques – apaixonada por rádio como nós – escreve falando de um projeto que também é um dos nossos sonhos: a criação de um núcleo de estudos e produção de programas de radioteatro. Sem saudosismos e romantismos que não voltam mais, mas que se identifiquem com a realidade atual e com as aspirações dos ouvintes de hoje. Impossível? Vamos conferir?
Por Antunes Severo

Trata-se de um projeto em que se trabalha com crianças acima de 10 anos em oficinas de jornais impressos e mídia eletrônica. Como por exemplo: produção de rádio (no caso, trabalha-se com rádios comunitárias na produção de programas culturais, jornalísticos, sociais e entretenimento. Até mesmo as grandes produções como as de radionovelas). O projeto tem o objetivo de ajudar a formar opinião sobre notícias bem como saber interpretar, elaborar e produzir matérias jornalísticas. Visa ainda a inclusão social e resgate da cidadania além de despertar talentos dos pequenos cidadãos.
O meu objetivo com relação ao rádio destaca Sandra, é a “produção de radionovelas dentro da comunidade” como parte integrante do projeto maior que é O Pequeno Jornalista. Atualmente Sandra se dedica a promover como voluntária a veiculação de radionovelas já gravadas. Atualmente Sandra atua como idealizadora, produtora responsável pelo programa de Radionovelas apresentado pela Multisom Rádio Ubaense AM 1240, Ubá/MG, desde agosto de 2006. São 20 minutos diários que ela curte com seus ouvintes: “veiculo de forma a matar a saudade de quem teve o prazer de conhecer e apresentar aos que não conhecem”, explica e arremata: “Olha meu caro, um sucesso total, viu?”.
O trabalho da Sandra, por enquanto está sendo um esforço isolado, pois ela partiu para fazer e desta forma captar a confiança de investidores – públicos ou privados – que possam financiar os custos básicos de uma ação como esta. Neste caso, a Sandra está percorrendo um caminho que foi também o escolhido pelo Instituto Caros Ouvintes: começamos fazendo para mostrar trabalho, hoje temos um livro publicado, o site vai para o terceiro ano, mais dois livros estão em andamento, o Caros Ouvintes virou Instituto em forma de associação sem fins lucrativos e agora estamos na fase de transformar o site em portal ampliando o estudo e pesquisa à televisão e outras mídias.
Quem sabe, desta vez os nossos esforços possam se somar e partirmos para uma parceria a nível de Brasil, com a sua participação e apoio, caro leitor e futuro ouvinte destas nossas conversas sonhadoras?
Quem é Sandra Marques
Sandra Regina Marques Moreira, mineira de Ubá, é jornalista pela Faculdade Ubaense Governador Ozanam Coelho/Ubá/MG. Principais atividades profissionais:
– Jornal A Voz – desde 2003.
– Assessoria de comunicação do HSVP Hospital São Vicente de Paulo, Ubá (MG): Jornalista responsável pela reestruturação do projeto gráfico e editorial. Repórter, pauteira, fotógrafa e editora de textos. Prestadora de serviços em assessoria de comunicação para o Hospital São Vicente de Paula/Ubá/MG.
– Rádio Cidade Carinho AM (Rede Mineira de Rádio).
– Apresentadora de programa musical e webreporter. www.radio.cidadecarinho.com.br
– Corretora de comerciais, criação e edição de textos publicitários.
– Criação do Jornal da LIAC (Liga Independente das Associações Comunitárias), em 2004.
– Informativo do Clube Praça de Esportes (Repórter colaboradora).
– JORNAL DA FEMAC (FEDERAÇÃO MUNICIPAL DAS ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS-2005).
– Assessoria de Comunicação – 2004. Colégio Sagrado Coração de Maria/Ubá/MG
– Rádio Sociedade Ubaense AM (Sistema Multisom)-2003
– Repórter e apresentadora de programa musical noturno.
– Monitora do Laboratório de Radiojornalismo e Agência de Notícias da Faculdade Ubaense Governador Ozanam Coelho (Fagoc).
PS – Vale a pena dizer: tenho muito interesse no terceiro setor. As causas defendidas… Enfim… É minha meta de vida.
 
Contato: [email protected]


{moscomment}

Categorias: Tags: , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *