Profissão Professor, um painel de casos e opiniões

Com o livro organizado pelo professor José Predebon o leitor faz uma imersão de corpo inteiro numa das profissões mais antigas e respeitadas e que na atualidade, lamentavelmente está sendo pouco respeitada. A começar pelo enfoque, o livro é diferente: fala de experiências vividas em sala de aula e em alguns casos, de suas conseqüências, com fidelidade e isenção; e com muita, muita emoção. Entre os autores do texto estão dois conhecidos dos nossos Caros Ouvintes: o próprio Predebon como articulista e cronista e o editor Antunes Severo. Os demais são também profissionais de outras áreas na vida prática: sociólogo, radialista, jornalista, advogado, designer, gráfico, pedagogo, empresário editorial, coordenadora de projetos internacionais, marketing e administração financeira, consultora, publicitária, escritora, filósofo, mídia, cronista, gestor de projetos, palestrante, romancista, pesquisador, escritor, administrador. A segunda parte do livro é dedicada a uma seleção de cartas de pais professores a seus filhos reais ou imaginários. Profissão Professor é um lançamento da Cia. dos Livros de São Paulo.

Da introdução feita pelo coordenador:

Profissão Professor é uma foto sem retoques da nossa realidade no campo do ensino, sob a ótica dos mestres. Em pouco mais de uma centena de páginas, temos um mergulho no universo do ensino brasileiro. Sem ficção: só depoimentos com casos vividos, em um conjunto que se caracteriza pela diversidade, da qual emerge interessante harmonia.

O livro nasceu da idéia de apresentar um painel de “o que é lecionar”, que possa contribuir para a formação de uma opinião justa sobre essa carreira que ainda atrai alguns jovens.

Mas por que falamos ainda e alguns? – Porque –, é preciso registrar e chamar a atenção – o magistério é pouco cogitado pela nova geração. E isso sugere uma bandeira que julgamos oportuna levantar: o Brasil precisa valorizar mais os professores.
 
O problema não é só nosso. “A sociedade pede quase tudo aos professores e dá-lhes quase nada; é um contra-senso, para não dizer uma hipocrisia” – é o que diz o educador Antônio Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, denunciando uma situação mundial que – afirmamos – é também brasileira.
 
José Predebon leciona Inovação e Criatividade no terceiro grau desde 1986, quando deixou de ser publicitário, atividade onde fez carreira como diretor de criação. É escritor e cronista do site www.carosouvintes.org.br e mantém o site www.predebon.com.br

Categorias: Tags: , , ,

Por Antunes Severo

Radialista, jornalista, publicitário, professor e pesquisador é Mestre em Administração pela UDESC – Universidade do Estado de SC: para as áreas de marketing e comunicação mercadológica. Desde 1995 se dedica à pesquisa dos meios de comunicação em Santa Catarina. Criador, editor e primeiro presidente é conselheiro nato do Instituto Caros Ouvintes de Estudo e Pesquisa de Mídia.
Veja todas as publicações de .

Comente no Facebook

2 respostas
  1. says:

    Olá, achei interessantísssimo o que li sobre o livro. Tenho familiares nessa profissão (educação infantil e alfabetização de adultos). Inclusive, meu sobrinho de 25 anos está fazendo mestrado em Direito Público Internacional e pretende ser professor universitário. Então, adoraria prensenteá-lo com esse livro. Como posso adquiri-lo? obrigada.

  2. Antunes Severo says:

    Rê, há uma infinidade de livrarias online que podem lhe atender. Caso você encontre dificuldade, sugerimos que você peça ajuda na livraria mais próxima na sua cidade. A procura mais direta pela internet é digitar no sistema de busca: profissão professor um painel de casos e opiniões. gratos pelo contato

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *