Profissionais de imprensa recebem Medalha Dakir Polidoro 2017

A Câmara, em sessão solene no dia 04/09, realizou a entrega da Medalha Dakir Polidoro 2017 aos profissionais da imprensa. O evento, que também celebrou os 85 anos da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), é um reconhecimento aos profissionais que se destacaram nas categorias Televisão, Rádio, Jornal, Repórter Fotográfico e Repórter Cinematográfico. Além disso, há ainda o Prêmio Especial, cujo homenageado é escolhido diretamente pela ACI.

Discursando em nome da Casa, o vereador Claudinei Marques (PRB) destacou a importância que os profissionais da comunicação têm no cotidiano dos cidadãos. “Os verdadeiros profissionais da comunicação estão aqui recebendo essa condecoração, pois são aqueles que difundem o conhecimento e sempre estão comprometidos com a verdade”, disse.

Autor da proposta de homenagem ao aniversário da ACI, o vereador Afrânio Boppré (PSOL), reforçou que este é o momento para valorizar os envolvidos com o trabalho em associações. “Fazer uma homenagem a uma associação desse porte é um ponto positivo para a Câmara. Temos que reconhecer as dificuldades daqueles que fazem um trabalho voluntário, que defendem e se dedicam pela liberdade imprensa”, afirmou.

EdSoul, vencedor da categoria Televisão, falou em nome dos homenageados. “A conquista do prêmio aumenta a responsabilidade de cada um dos profissionais”, disse ele, lembrando que o momento serve também para a reflexão sobre termos uma sociedade mais igualitária. Ao encerrar, provocou os presentes: “Eu peço que todos aqui dêem as mãos aos que estão ao lado; agora eu pergunto se todos nós estivermos de mãos dadas, quem sacará a arma?”, questionou.

Dakir Polidoro 2017O presidente da ACI, jornalista Ademir Arnon,  em seu discurso, abordou o compromisso da Associação com a sua história. “Nós devemos preservar o passado, conservar o presente e construir o futuro. A imprensa fala de todos, mas precisamos também falar de nós”, disse.

O prêmio, criado pela Resolução 991/2004, é uma parceria da Câmara com a ACI que, anualmente, elabora uma lista sêxtupla para cada uma das categorias. Elas são submetidas aos vereadores, que escolhem um profissional de cada categoria. O mais votado é agraciado com a Medalha Dakir Polidoro.

Dakir Polidoro, que durante mais de três décadas comandou o programa “A Hora do Despertador”, um campeão de audiência, costumava acordar a cidade. Ele conquistou tanta popularidade que acabou assumindo a cadeira de vereador e presidente da Câmara por duas vezes, cargo que o levou a prefeito interino de Florianópolis, substituindo Osvaldo Machado.

Confira abaixo os premiados:

PRÊMIO ESPECIAL: OSMAR SCHLINWEIN

CATEGORIA TELEVISÃO: Ed Soul

CATEGORIA RÁDIO: Salles Júnior

CATEGORIA JORNAL: Fábio Gadotti

CATEGORIA REPÓRTER FOTOGRÁFICO: Guto Kurten

CATEGORIA REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO: Elói Ramos

 

(Câmara Municipal de Florianópolis 05/09/2017)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *