Programa mais odiado da TV, “BBB” influencia até jornalismo

O “BBB” é o programa que todos amam odiar. Atração é referência de formato que não para de crescer e chegou ao “Fantástico”

Tereza Novaes

O “F5”, site da Folha dedicado a notícias sobre TV, celebridades e afins, fez uma enquete em seu perfil no Facebook. “Você gostaria de ver notícias sobre o ‘BBB’ aqui?” Os votos contra somaram 80%. Havia mais de uma opção negativa. A mais radical (“Se publicar uma linha, ‘descurto’ o F5”) ficou com 15%. As demonstrações de antipatia (às vezes, ódio) se multiplicam nos comentários das matérias on-line. Porcaria, lixo, pior coisa da televisão são as expressões dos detratores. Por outro lado, o programa lidera seu horário (mesmo com ibope em queda) e continuará assim. Na internet, o “BBB” reina absoluto, seja nos sites, seja em buscas.

O “Big Brother”, vale lembrar, é referência de um formato que não para de crescer. Uma epidemia que contamina até o jornalismo.
Antes sisudos, os jornalistas da Globo tratam os bastidores da notícia como entretenimento de celebridade, vide a troca de Fátima Bernardes por Patrícia Poeta no “JN”, e o emagrecimento de Zeca Camargo e Renata Ceribelli no “Fantástico”.

Sem falar nas cenas eletrizantes das câmeras ocultas que mostram manobristas furtando moedas em carros alheios, políticos com maços de dinheiro na cueca e todo tipo de violência. A vida está sob vigilância, é fato.

Perto disso, o que é o “BBB” hoje? Só uma atração da TV, com gente comum e sem grandes ideias.

A 12ª edição, que acaba de estrear, deve cumprir sua missão: divertir o público com moças e rapazes loucos para se relacionar e se expor.

Candidata à musa do “BBB12”, Laisa é vista dançando diante dos inúmeros espelhos da casa e já distribui promessas de “amor”.
A baiana Jakeline foi chatíssima na “prova de resistência” e sabe que corre sérios riscos de ir para o paredão.

A tal prova terminou após 30 horas dentro de um carro, sem água, comida, banheiro ou sono. Kelly sagrou-se campeã. Saiu de maca? Não, foi direto ao espelho se maquiar.

Folha | Ilustrada | Televisão | 14 de fevereiro de 2012

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *