Programação local dá novo gás à rádio Guarujá

A rádio Guarujá, uma das mais tradicionais de Santa Catarina, completou em março o primeiro mês com a nova programação local no ar, sob o comando de Miguel Livramento.

A chegada da nova programação deu novo gás à programação da emissora que estava quase que apenas retransmitindo os programas da Rádio Bandeirantes, de São Paulo. Os horários locais antes da nova programação eram restritos ao período da manhã, muitas vezes sobrecarregando o time de esportes, o carro-chefe da Guarujá. Com a mudança, das 7h30 às 22h, só conteúdo local.

A nova programação aposta em vozes conhecidas do público, como o próprio Miguel Livramento, que já estava na emissora, mas que voltou a apresentar seu tradicional programa às 10h, “falando de música, de bola, de gente, de tudo aquilo que acontece nesta terra abençoada por Deus, denominada Florianópolis”. Quem também voltou ao rádio foi o comunicador Jota Pacheco, que durante anos apresentou na extinta Guararema (atual Massa FM) o programa A Hora do Indignado, comentando fatos e atendendo reclamações de ouvintes. Pacheco faz algo parecido na Guarujá, indignado entre às 16h30 e 18h, de segunda a sexta.

Na programação da tarde, Leda Limas, outra voz conhecida do público, recém-saída da CBN Diário, está comandando o Rádio Livre Guarujá. Ter voz e conteúdo local nessa faixa (das 14h as 16h) é significativo nessa retomada da emissora. Antes, era retransmitido o Rádio Livre da Bandeirantes de São Paulo que incluía boletins do trânsito e de bairros da capital paulista – distante da realidade e das necessidades por informações dos ouvintes fiéis da Guarujá.

Ajustes na programação esportiva

No esporte, a Guarujá mexeu no Vanguarda Esportiva, provavelmente o programa esportivo que está há mais tempo no ar no rádio de Santa Catarina. Até fevereiro, era veiculado das 11h ao meio-dia. Agora, vai ao ar às 12h, perdeu meia-hora de duração, mas ganhou em dinamismo com a chegada do comentarista Renato Semensati, interagindo com o apresentador Claiton Ramos e com o público via WhatsApp e Facebook Live.

Logo após o Vanguarda, a partir das 12h30, o espaço para a discussão sobre o futebol ganhou mais meia hora e um novo nome. Antes era Esporte e Debate e agora é Debate Guarujá, com participação do time de esportes da emissora, que eventualmente também trata de assuntos “extracampo”, de coisas da cidade – o que poderia ocorrer ainda mais para explorar as boas histórias que Miguel e o professor Paulo Brito têm para contar.

Um mudança que ocorreu na programação esportiva foi o fim do Bate-Bola, que era o debate das 18h, logo após a Hora da Ave Maria, uma tradição da Guarujá. No lugar do debate entrou o Guarujá Esportes, apresentado pelo plantão esportivo Edson Cúrcio, com a participação do comentarista Décio Antônio, repetindo o modelo adotado na Vanguarda Esportiva. A lamentar a saída do comentarista Rui Guimarães.

Programação local nas manhãs de sábado

A novidade mais recente na Guarujá foi a programação local nas manhãs de sábado, um horário que a emissora havia também deixado de lado, retransmitindo a Bandeirantes de São Paulo. Lançada no dia 10, a programação local começa às 8h30 com o Conexão Guarujá com Emanuel Soares, prossegue às 10h com o Guarujá Mulher, com Patrícia Areais, e continua com o Guarujá Saúde, apresentado por Leda Limas. E fecha com o Papo de Mané, uma conversa entre Miguel Livramento e Jota Pacheco sobre diferentes assuntos da cidade, factuais, históricos e folclóricos. A programação do sábado termina com a edição de sábado da Vanguarda Esportiva, ao meio-dia.

Revista Guarujá

Mesmo antes das mudanças comandadas por Miguel Livramento, ainda em 2017, já havia estreado o Revista Guarujá, veiculado das 20h as 22h, quando não há jogos de Avaí e Figueirense. Trata-se de uma produção independente, de responsabilidade do comunicador Clodoaldo Pereira, também integrante da equipe de esportes da emissora. O revista, único programa jornalístico ao vivo veiculado nas rádios de Florianópolis no período da noite, apresenta entrevistas, boletins e comentários sobre temas variados – de comportamento à política, passando por prestação de serviço, saúde, pets, sem esquecer também do futebol.

A Rádio Guarujá está nos 1.420 AM e pode ser escutada também no site www.radioguaruja.com.br ou no aplicativo para Android e iOS.

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *