Propaganda eleitoral começa em agosto no rádio e na TV

Do dia 26 de agosto até o dia 29 de setembro a propaganda eleitoral gratuita em rádios e televisões começa a ser exibida.

urna

Em caso de segundo turno, sua realização está autorizada a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno, que acontece em 05/10, e perdurará até o dia 29 de outubro.

A propaganda eleitoral será exibida em blocos e inserções. Os blocos, utilizados exclusivamente pelos candidatos a prefeito, serão exibidos de segunda a sábado no rádio (das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10) e na televisão (das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40). Não haverá propaganda eleitoral em blocos para candidatos a vereador.

Em caso de segundo turno, a propaganda eleitoral gratuita será divulgada todos os dias em dois períodos diários de 20 minutos, iniciando às 7h e às 12h no rádio e na TV, todos os dias. 7h e 12h no rádio e 13h e 20h30 na TV.

Também está autorizada a realização de propaganda eleitoral gratuita em forma de inserções. Cada emissora de rádio e televisão deve destinar 70 minutos por dia de sua programação para exibir, entre às 5h às 24h, inserções de 30 ou 60 segundos. O tempo disponível será utilizado da seguinte forma: 60% pelos candidatos a prefeito e 40% aos que concorrem ao cargo de vereador.

Distribuição do tempo entre os partidos e/ou coligações:

O tempo total de propaganda será distribuído da seguinte maneira: 90% do tempo serão distribuídos aos partidos, proporcionalmente ao número de representantes que tenham na Câmara Federal e o restante (10%) será distribuído igualitariamente para todos os partidos, independentemente de ter ou não deputado federal entre seus filiados.

Para a distribuição do tempo no caso das coligações para as eleições majoritárias (prefeito), será considerada a soma dos deputados federais filiados aos seis maiores partidos que integram a coligação. Se a coligação for para as eleições proporcionais (vereadores), será considerada a soma dos representantes de todos os partidos que a compõem.

(Cenariomt, 05/06/2016)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *