Publicitário criador do logotipo da PMSC é homenageado

George Alberto da Silva Peixoto, publicitário e artista plástico, criador do logotipo da PMSC, foi recebido nesta quinta-feira (15/02) pelo comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Paulo Henrique Hemm, no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Florianópolis.

O encontro serviu como ato de reconhecimento e também marco da assinatura do termo de cessão dos direitos autorais da arte, criada há 25 anos.

Durante o encontro, Peixoto lembrou de quando idealizou o desenho, que seria utilizado apenas para identificar a Banda da PMSC, nas comemorações dos 158 anos da instituição. “É um símbolo muito simples, de fácil memorização. E também é muito fácil de ser desenhado”, comentou o criador. “Até uma criança pode desenhá-lo com facilidade”, emendou.

Assim, a nova identidade artística da PM acabou sendo tão bem aceita que passou a ser incorporada aos poucos, servindo, posteriormente, como marca da corporação como um todo, nas mais diversas apresentações.

E assim o desenho ser transformou na identificação mais popular da instituição, utilizado em edificações, equipamentos, viaturas e materiais publicitários institucionais.

Atualmente, a marca é carinhosamente comparada ao escudo do Capitão América, que fez sucesso nas histórias em quadrinho e no cinema, pela relativa semelhança, e ao ser indagado, o criador respira aliviado. “Graças a Deus que parece com a proteção do Capitão América. Ainda bem que não parece com nada de nenhum vilão”, brincou.

Desta forma, como reconhecimento, o comandante-geral resolveu merecidamente homenagear nesta quinta-feira, passados 25 anos, o criador do desenho, com a Comenda Barriga-Verde.

A condecoração é destinada a homenagear e galardoar pessoas físicas e jurídicas civis, personalidades e órgãos públicos nacionais ou estrangeiros e militares estaduais e das forças armadas, que tenham contribuído destacadamente para o engrandecimento da Polícia Militar de Santa Catarina. “Nunca é tarde para reconhecermos. Em nome de todos os policiais da nossa PMSC lhe agradeço, por fazer parte da nossa história. E também tenho a honra de fazer a entrega desta justa homenagem”, disse o coronel Paulo Henrique. “Também fico muito honrado e muito orgulhoso de ver, todos os dias, que o desenho se consolidou e se transformou no símbolo que se tornou”, avaliou Peixoto.

Por fim, na ocasião, também foi assinado o termo de cessão, que transfere todos os direitos patrimoniais relacionados ao logotipo à PMSC. “A ideia é formalizar, por meio de um Decreto, a institucionalização definitiva do símbolo já utilizado há tantos anos”, comentou o chefe do Centro de Comunicação Social da PMSC, tenente-coronel João Batista Réus.

(Fonte: PMSC, 15/02/2018)

0 respostas

Deixe um comentário

Gostaria de deixar um comentário?
Contribua!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *